A CES 2021 pode ter sido completamente digital esse ano, mas as empresas não falharam em apresentar suas novas tecnologias para o público. A Panasonic, por exemplo, revelou cinco novas tecnologias que prometem deixar a direção de carros autônomos mais confortáveis e confiáveis. Essas inovações incluem câmeras de reboque sem fio com wi-fi, um sistema de som surround Dolby Atmos e HUDs com realidade aumentada - apenas para citar alguns.
A empresa apresentou sua "primeira câmera sem fio totalmente wi-fi" grava em 1080p a 60fps e que promete se conectar na rede wi-fi do veículo, podendo ser usada no reboque que você está puxando com o carro, sendo possível ter uma noção melhor do trânsito ao redor do veículo. Andrew Poliak, diretor de tecnologia da divisão de automóveis da Panasonic diz que "rebocar qualquer coisa quando a câmera de backup do seu veículo estiver bloqueada pela carretinha pode ser um desafio perigoso para entusiastas recreativos e empresas de transporte de equipamentos".
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Poliak ainda confirmou que a Panasonic está trabalhando junto com a Google para desenvolver um sistema automotivo baseado em Android, bem parecido com o que é encontrado no Polestar 2 e no Volvo XC40. "Fomos essenciais para o desenvolvimento [desse sistema] do Google", contou o diretor. "Na verdade, eles nos usaram como referência para o desenvolvimento de seu sistema operacional automotivo Android e como plataforma de hardware de base", completou.
Assim como os carros autônomos estão ocupando mais espaço no mercado com cada vez mais capacidades e recursos, Poliak conta que os sistemas de infoentretenimento vão seguir pelo mesmo caminho. "Veja que esses sistemas IVI (infoentretenimento em veículos) estão se tornando o cérebro dos displays dentro dos carros", disse. Um desses exemplos é uma prova de conceito bem interessante e imersiva de um sistema de som, fruto de uma parceria entre Panasonic, Klipsch e a Dolby Atmos Music. Entretanto, essa novidade ainda parece estar bem distante de chegar ao mercado.
Além disso, a empresa apresentou um HUD (monitor de alertas) em painel 4K utilizando realidade aumentada. Scott Kirchner, presidente da divisão automotiva da Panasonic disse em um press release:
"As soluções em realidade aumentada do novo HUD da Panasonic cobrem mais da estrada, com informações importantes como velocidade e combustível perto da visão do motorista, bem como sobreposições 3D no campo de visão mais distante, mostrando a navegação e outros dados críticos ao motorista, mapeando espacialmente a estrada à sua frente. E em um futuro com mais veículos autônomos, nosso HUD de realidade aumentada poderia fornecer um nível adicional importante de conforto e segurança para os passageiros."
Scott Kirchner, diretor da Panasonic Automotive
"As soluções em realidade aumentada do novo HUD da Panasonic cobrem mais da estrada, com informações importantes como velocidade e combustível perto da visão do motorista, bem como sobreposições 3D no campo de visão mais distante, mostrando a navegação e outros dados críticos ao motorista, mapeando espacialmente a estrada à sua frente. E em um futuro com mais veículos autônomos, nosso HUD de realidade aumentada poderia fornecer um nível adicional importante de conforto e segurança para os passageiros."
Scott Kirchner, diretor da Panasonic Automotive
Entretanto, a medida que se coloca mais sensores e recursos nos carros, se torna um desafio balancear todas essas coisas, de acordo com Poliak. "Boa parte disso tem a ver com latência e largura de banda de internet", explicou. Surpreendentemente, poderemos ver funcionalidades de inteligência artificial serem feitas onboard, sem a necessidade de acessar informações na nuvem. A Panasonic também anunciou uma parceria com a desenvolvedora de IAs Phair para "para expandir a segurança do motorista e o suporte à navegação em suas soluções automotivas", de acordo um press release liberado na segunda-feira. "A tecnologia de aprendizagem de IAs funciona em sistemas automotivos de infoentretenimento, detecta e analisa os arredores do motorista em tempo real e combina com localização 3D do veículo para fornecer orientação em realidade aumentada e informações de segurança".
A empresa também anunciou duas variantes de carregadores sem fio para automóveis na CES. Os carregadores podem fornecer 15W de potência, mais ou menos o equivalente aos carregadores com fio padrão. Ambas variantes usam padrão Qi 1.3 de carregamento.
Finalizando, Poliak apontou: "Acho que o COVID realmente [instigou] uma mudança interessante no ambiente automotivo, na medida em que trouxe para casa a ideia de usar seu carro como seu segundo espaço, onde antes era seu trabalho e sua casa. Agora é a sua casa e o seu carro".
Fonte: Engadget