Formlabs apresenta nova cera para criação de moldes de joias em impressoras 3D
Créditos: Formlabs

Formlabs apresenta nova cera para criação de moldes de joias em impressoras 3D

Castable Wax 40 ajuda a criar moldes com detalhes mais precisos e menos dificuldade

A Formlabs anunciou na CES 2021 uma nova versão de sua cera especial para impressoras 3D, a Castable Wax. Trata-se de uma resina feita com 40% de cera, que por isso se chama Castable Wax 40. O material oferece a possibilidade de criar moldes para joias usando impressoras 3D, com um maior nível de detalhes e sem maiores dificuldades.

Para a criação da Castable Wax 40, a Formlabs fez duas grandes parcerias, com a companhia Rio Grande e com o Gemological Institute of America (GIA), que pode ter o nome traduzido como Instituto Gemológico da América. 

Participando da apresentação do novo material, Scott Bradford, da Rio Grande, comentou sobre as vantagens da Castable Wax 40. Segundo ele, moldes tradicionais de cera para joias não são a melhor opção para criações com detalhes muito pequenos, como a gravação de letras ou coisas do tipo. Já o novo produto da Formlabs corrige isso porque o molde é criado por uma impressora 3D, usando a mistura de resina e cera.

Esse molde depois pode ser usado para derramar o metal derretido por cima e criar a joia, como anéis, brincos e pingentes. Claro que já vimos todo tipo de uso criativo para impressoras 3D e, com o produto chegando ao mercado, certamente vamos ver artistas aproveitando a novidade pra fazer todo tipo de criação. Pequenas esculturas em metal, por exemplo, seriam bem possíveis.

19/05/2019 às 19:00
Artigo

Imprimimos o Drogon em homenagem ao último episódio de Game o...

Depois de 68 horas de impressão, o dragão finalmente nasceu

A impressão 3D já teve uma "febre" de popularidade que certamente diminuiu bastante atualmente. Não dá pra dizer, no entanto, que a tecnologia tenha "ido embora". No segmento profissional ela continua bem presente e cada vez oferecendo mais soluções originais para a criação de todo tipo de produto. 

A área da saúde, inclusive, tem se beneficiado da impressão 3D e mostra muita promessa. A própria Formlabs trabalhou na área e ganhou grande destaque em tempos de pandemia, quando começou a produzir um adaptador especial, usando impressoras 3D, que era capaz de transformar máquinas de apneia nos ventiladores que foram tão necessários aos internados com COVID-19.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.