Qualcomm compra Nuvia, startup de chips de alto desempenho fundada por ex-Apple

Qualcomm compra Nuvia, startup de chips de alto desempenho fundada por ex-Apple

Negócio foi fechado por US$ 1,4 bilhão e pode expandir alcance da dona dos Snapdragon no mercado de CPUs

A Qualcomm anunciou recentemente a aquisição da Nuvia, startup de chips que ganhou notoriedade em 2019 e foi fundada por ex-engenheiros da Apple. A dona dos Snapdragon realizará a compra com US$ 1,4 bilhão em dinheiro e está aguardando a aprovação de órgãos de regulação de mercado.

A Nuvia é conhecida por ser liderada por veteranos da indústria e ter planos ambiciosos no mercado de semicondutores. A empresa chegou com o objetivo de ganhar espaço da AMD e Intel no mercado de processadores de alto desempenho voltados para datacenters e funções corporativas.


John Bruno, Gerard Williams III, Manu Gulati, fundadores da Nuvia (Imagem: Nuvia)

Apesar de pequena, a Nuvia ganhou notoriedade pela experiência de seus fundadores, incluindo Gerard Williams III, Manu Gulati e John Bruno, executivos que trabalharam em Apple e Google no desenvolvimento de processadores. Em pouco tempo, a startup conseguiu aportes milionários e o apoio de 18 parceiras, incluindo grandes marcas como Dell.

Mais performance

As tecnologias da Nuvia serão incorporadas nos diferentes produtos da Qualcomm. Segundo um comunicado da empresa, a aquisição auxiliará na evolução de chips para celulares, notebooks, automóveis, dispositivos conectados e tecnologias para infraestrutura de rede.

Com isso em mente, a tendência é que a empresa aproveite a experiência dos membros da Nuvia para seguir uma filosofia similar à Apple com o chip M1. A empresa de Cupertino lançou no ano passado seu primeiro chip ARM para PCs e pretende expandir sua oferta nesse mercado durante os próximos anos para ter mais independência da Intel. 

11/11/2020 às 10:02
Notícia

Apple apresenta sua linha de computadores equipados com o pro...

Novo SoC marca a estreia dos núcleos ARM em vez de Intel em nova parceria da Apple

Os antigos executivos da Apple participaram do desenvolvimento de tecnologias que moldaram o caminho para a arquitetura Apple Silicon, o que pode acelerar a evolução dos chips Snapdragon para computadores. A Qualcomm já desenvolve chips ARM para notebooks, mas ainda não obteve resultados tão significativos como a solução da Maçã.

Uma das empresas que comemorou a aquisição foi a Microsoft, que desenvolve chips ARM para notebooks em parceria com a Qualcomm. “É empolgante ver a Nuvia ingressar na equipe da Qualcomm”, disse Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft, em um comunicado. “Futuramente, teremos uma oportunidade incrível de capacitar nossos clientes em todo o ecossistema do Windows.”

Via: Venture Beat, Reuters, Forbes
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.