A Qualcomm anunciou recentemente a aquisição da Nuvia, startup de chips que ganhou notoriedade em 2019 e foi fundada por ex-engenheiros da Apple. A dona dos Snapdragon realizará a compra com US$ 1,4 bilhão em dinheiro e está aguardando a aprovação de órgãos de regulação de mercado.
A Nuvia é conhecida por ser liderada por veteranos da indústria e ter planos ambiciosos no mercado de semicondutores. A empresa chegou com o objetivo de ganhar espaço da AMD e Intel no mercado de processadores de alto desempenho voltados para datacenters e funções corporativas.
John Bruno, Gerard Williams III, Manu Gulati, fundadores da Nuvia (Imagem: Nuvia)
Apesar de pequena, a Nuvia ganhou notoriedade pela experiência de seus fundadores, incluindo Gerard Williams III, Manu Gulati e John Bruno, executivos que trabalharam em Apple e Google no desenvolvimento de processadores. Em pouco tempo, a startup conseguiu aportes milionários e o apoio de 18 parceiras, incluindo grandes marcas como Dell.
Mais performance
As tecnologias da Nuvia serão incorporadas nos diferentes produtos da Qualcomm. Segundo um comunicado da empresa, a aquisição auxiliará na evolução de chips para celulares, notebooks, automóveis, dispositivos conectados e tecnologias para infraestrutura de rede.
Com isso em mente, a tendência é que a empresa aproveite a experiência dos membros da Nuvia para seguir uma filosofia similar à Apple com o chip M1. A empresa de Cupertino lançou no ano passado seu primeiro chip ARM para PCs e pretende expandir sua oferta nesse mercado durante os próximos anos para ter mais independência da Intel.
Apple apresenta sua linha de computadores equipados com o pro...
Novo SoC marca a estreia dos núcleos ARM em vez de Intel em nova parceria da Apple
Os antigos executivos da Apple participaram do desenvolvimento de tecnologias que moldaram o caminho para a arquitetura Apple Silicon, o que pode acelerar a evolução dos chips Snapdragon para computadores. A Qualcomm já desenvolve chips ARM para notebooks, mas ainda não obteve resultados tão significativos como a solução da Maçã.
Uma das empresas que comemorou a aquisição foi a Microsoft, que desenvolve chips ARM para notebooks em parceria com a Qualcomm. “É empolgante ver a Nuvia ingressar na equipe da Qualcomm”, disse Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft, em um comunicado. “Futuramente, teremos uma oportunidade incrível de capacitar nossos clientes em todo o ecossistema do Windows.”
Via: Venture Beat, Reuters, Forbes