A Samsung aproveitou a CES 2021 para falar do seu novo processador que vai impulsionar a família Galaxy S21, o Exynos 2100. Mas, como a indústria da tecnologia não para, a empresa já falou também de seus planos futuros, até para depois do Galaxy S21, e confirmou que seu próximo processador de alta performance vai usar GPUs* feitas pela AMD, conhecidas como RDNA.
A empresa não entrou em mais detalhes além dessa confirmação de que sua já anunciada parceria com a AMD deu resultados. Mas, se o próximo Exynos high-end da empresa vai usar GPU da sua nova parceira, é seguro concluir que temos grandes chances então do Galaxy S22 - ou como for se chamar a próxima geração de celulares topo de linha da Samsung - vai usar componentes AMD.
Segundo informações do XDA-Developers (e rumores que já noticiamos antes), a Samsung na verdade está desenvolvendo GPUs próprias, mas os resultados não estão vindo na velocidade que a fabricante precisa, por causa do ritmo que ela lança celulares. Então foi firmada essa parceria com a AMD para garantir os próximos.
Samsung lança o Exynos 2100, chip rival do Snapdragon 888 e q...
Apresentado na CES 2021, o SoC é feito com processo de fabricação de 5 nanômetros e traz modem 5G int...
Tudo isso porque, historicamente, a Samsung coloca processadores Exynos ou Snapdragon equivalentes em seus principais celulares dependendo do mercado, mas os seus SoCs de fabricação própria sempre ficaram um pouco atrás da Qualcomm. A empresa quer mudar isso e, no processo, ficar mais independente.
Se a Samsung mantiver sua agenda, devemos ter mais informações sobre o Exynos com AMD até o final deste ano, com tempo disponível para vermos o processador sendo incorporado na próxima geração dos Galaxy S.
*Para entender melhor o conceito de GPU de uma marca no processador de outra fabricante, é importante lembrar que SoC, principal componente de um celular, é um conjunto de chips e tecnologias. Num mesmo SoC temos CPUs, GPUs, modem, memória, etc. A CPU cuida do processamento computacional e a GPU é responsável pelo processamento de gráficos. Isso significa que o próximo Exynos vai ter a expertise da AMD para rodar gráficos, uma empresa que tem anos de experiência na criação de GPUs que são usadas em computadores gamer e nos consoles de vídeo game. O PS5 e os Xbox Series usam GPUs AMD.
Fonte: XDA-Developers