Samsung confirma GPU AMD em seu próximo celular topo de linha
Créditos: Tinhte.vn

Samsung confirma GPU AMD em seu próximo celular topo de linha

Empresa não ofereceu mais detalhes, mas devemos ver novo SoC no Galaxy S22

A Samsung aproveitou a CES 2021 para falar do seu novo processador que vai impulsionar a família Galaxy S21, o Exynos 2100. Mas, como a indústria da tecnologia não para, a empresa já falou também de seus planos futuros, até para depois do Galaxy S21, e confirmou que seu próximo processador de alta performance vai usar GPUs* feitas pela AMD, conhecidas como RDNA.

A empresa não entrou em mais detalhes além dessa confirmação de que sua já anunciada parceria com a AMD deu resultados. Mas, se o próximo Exynos high-end da empresa vai usar GPU da sua nova parceira, é seguro concluir que temos grandes chances então do Galaxy S22 - ou como for se chamar a próxima geração de celulares topo de linha da Samsung - vai usar componentes AMD.

Segundo informações do XDA-Developers (e rumores que já noticiamos antes), a Samsung na verdade está desenvolvendo GPUs próprias, mas os resultados não estão vindo na velocidade que a fabricante precisa, por causa do ritmo que ela lança celulares. Então foi firmada essa parceria com a AMD para garantir os próximos.

12/01/2021 às 13:06
Notícia

Samsung lança o Exynos 2100, chip rival do Snapdragon 888 e q...

Apresentado na CES 2021, o SoC é feito com processo de fabricação de 5 nanômetros e traz modem 5G int...

Tudo isso porque, historicamente, a Samsung coloca processadores Exynos ou Snapdragon equivalentes em seus principais celulares dependendo do mercado, mas os seus SoCs de fabricação própria sempre ficaram um pouco atrás da Qualcomm. A empresa quer mudar isso e, no processo, ficar mais independente.

Se a Samsung mantiver sua agenda, devemos ter mais informações sobre o Exynos com AMD até o final deste ano, com tempo disponível para vermos o processador sendo incorporado na próxima geração dos Galaxy S.

*Para entender melhor o conceito de GPU de uma marca no processador de outra fabricante, é importante lembrar que SoC, principal componente de um celular, é um conjunto de chips e tecnologias. Num mesmo SoC temos CPUs, GPUs, modem, memória, etc. A CPU cuida do processamento computacional e a GPU é responsável pelo processamento de gráficos. Isso significa que o próximo Exynos vai ter a expertise da AMD para rodar gráficos, uma empresa que tem anos de experiência na criação de GPUs que são usadas em computadores gamer e nos consoles de vídeo game. O PS5 e os Xbox Series usam GPUs AMD.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.