A Samsung revelou hoje (12) uma parte importante do Galaxy S21: o processador que estará presente no celular. Durante uma transmissão realizada na CES 2021, a companhia apresentou o Exynos 2100, novo chip topo de linha da empresa que chega para rivalizar com o Qualcomm Snapdragon 888.
O grande destaque do SoC fica por conta da fabricação em cinco nanômetros no processo ultra-violeta (EUV), o que garante 10% mais desempenho e 20% menos consumo de energia em relação ao seu antecessor. O Exynos 2100 também é o primeiro chip da Samsung a contar com um modem 5G integrado.
(Imagem: Samsung/Divulgação)
A presença do modem integrado deve garantir melhorias como menos consumo de espaço e bateria. Segundo a Samsung, o componente entrega velocidades de até 5,1 Gbps em 5G nas redes sub-6 e até 7,35 Gbps ao ser utilizado no padrão mmWave.
Cortex-X1 e Mali-G78
Desenvolvido em parceria com a ARM, o Exynos 2100 conta com oito núcleos, que são liderados por um Cortex-X1 customizado rodando em até 2,9 GHz. A composição do chip também inclui três núcleos de alto desempenho Cortex-A78 rodando e quatro Cortex-A55 trabalhando para multitarefas, com 30% mais desempenho que seu antecessor.
(Imagem: Samsung/Divulgação)
Na parte gráfica, o Exynos 2100 conta com uma placa gráfica Mali-G78, que possui 14 núcleos e traz um salto de desempenho de 40% para o chip. A construção também inclui uma NPU tri-core que alcança até 26 TOPS, resultado similar ao alcançado pelo Qualcomm Snapdragon 888.
A Samsung também equipou o Exynos 2100 com um processador de sinal de imagem (ISP) que suporta câmeras com sensores de até 200 MP. O componente também consegue gerenciar até seis câmeras e processar dados de quatro sensores simultaneamente. A função garante uma vantagem em relação ao Snapdragon 888, que trabalha com até três sistemas de captura ao mesmo tempo.
O novo chip da Samsung também conta com a tecnologia AMIGO, sigla de "advanced multi-IP governor". A novidade promete otimizar o uso de CPU, GPU e outros processos para aprimorar a eficiência energética do SoC, garantindo mais tempo de uso para o smartphone.
O primeiro celular com o Exynos 2100 deve ser o Galaxy S21, que será revelado pela Samsung em 14 de janeiro. Fique ligado no Mundo Conectado para não perder as novidades da CES 2021!