Samsung lança o Exynos 2100, chip rival do Snapdragon 888 e que estará no S21
Créditos: Samsung

Samsung lança o Exynos 2100, chip rival do Snapdragon 888 e que estará no S21

Apresentado na CES 2021, o SoC é feito com processo de fabricação de 5 nanômetros e traz modem 5G integrado

A Samsung revelou hoje (12) uma parte importante do Galaxy S21: o processador que estará presente no celular. Durante uma transmissão realizada na CES 2021, a companhia apresentou o Exynos 2100, novo chip topo de linha da empresa que chega para rivalizar com o Qualcomm Snapdragon 888.

O grande destaque do SoC fica por conta da fabricação em cinco nanômetros no processo ultra-violeta (EUV), o que garante 10% mais desempenho e 20% menos consumo de energia em relação ao seu antecessor. O Exynos 2100 também é o primeiro chip da Samsung a contar com um modem 5G integrado.


(Imagem: Samsung/Divulgação)

A presença do modem integrado deve garantir melhorias como menos consumo de espaço e bateria. Segundo a Samsung, o componente entrega velocidades de até 5,1 Gbps em 5G nas redes sub-6 e até 7,35 Gbps ao ser utilizado no padrão mmWave.

Cortex-X1 e Mali-G78

Desenvolvido em parceria com a ARM, o Exynos 2100 conta com oito núcleos, que são liderados por um Cortex-X1 customizado rodando em até 2,9 GHz. A composição do chip também inclui três núcleos de alto desempenho Cortex-A78 rodando e quatro Cortex-A55 trabalhando para multitarefas, com 30% mais desempenho que seu antecessor.


(Imagem: Samsung/Divulgação)

Na parte gráfica, o Exynos 2100 conta com uma placa gráfica Mali-G78, que possui 14 núcleos e traz um salto de desempenho de 40% para o chip. A construção também inclui uma NPU tri-core que alcança até 26 TOPS, resultado similar ao alcançado pelo Qualcomm Snapdragon 888.

A Samsung também equipou o Exynos 2100 com um processador de sinal de imagem (ISP) que suporta câmeras com sensores de até 200 MP. O componente também consegue gerenciar até seis câmeras e processar dados de quatro sensores simultaneamente. A função garante uma vantagem em relação ao Snapdragon 888, que trabalha com até três sistemas de captura ao mesmo tempo.

O novo chip da Samsung também conta com a tecnologia AMIGO, sigla de "advanced multi-IP governor". A novidade promete otimizar o uso de CPU, GPU e outros processos para aprimorar a eficiência energética do SoC, garantindo mais tempo de uso para o smartphone.

Continua após a publicidade

O primeiro celular com o Exynos 2100 deve ser o Galaxy S21, que será revelado pela Samsung em 14 de janeiro. Fique ligado no Mundo Conectado para não perder as novidades da CES 2021!

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.