Conteúdos em Flash serão bloqueados na internet a partir de hoje, 12 de janeiro de 2021
Créditos: Divulgação/Adobe

Conteúdos em Flash serão bloqueados na internet a partir de hoje, 12 de janeiro de 2021

Adobe recomenda a desinstalação completa da ferramenta por parte dos usuários

O ano de 2020 enfim acabou, e junto com ele tivemos também o encerramento do suporte oficial do Flash por parte da Adobe. A plataforma multimídia, que ficou muito famosa nos anos 2000 para criação de pequenos vídeos e até jogos, desde o dia 1º de janeiro não recebe atualizações oficiais por parte da Adobe, e agora a empresa responsável pela ferramenta deu mais um passo para o "enterro" completo do Flash.

A partir de hoje (12), o Adobe Flash Player terá a execução de conteúdos desenvolvidos nele bloqueado em todos os navegadores que possuíam suporte a ferramenta anteriormente. Isso significa que animações, vídeos e jogos não serão mais exibidos nos browsers, sendo substituídas por um gráfico que pode ser clicado, levando o usuário para uma página no site oficial da Adobe informando sobre o fim da vida útil do Flash.

Esse bloqueio de exibição dos conteúdos criados em Flash já estava previsto para acontecer, conforme divulgado no cronograma de encerramento da ferramenta, publicada originalmente em 2017. Segundo a Adobe, essa restrição da execução do Flash Player visa “ajudar a proteger o sistema dos usuários”, dado que a ferramento não receberá mais atualizações oficiais e está sujeita a vulnerabilidades.

Adobe não oferecerá alternativas ao Flash e recomenda a desinstalação completa da ferramenta

Desde 2017, quando foi feito o anúncio oficial do encerramento do Flash, a Adobe diz que não estará oferecendo no futuro alguma alternativa para sua antiga ferramenta. Segundo a empresa, "padrões abertos como HTML5, WebGL e WebAssembly amadureceram continuamente ao longo dos anos e servem como alternativas viáveis para conteúdo Flash", onde esses três anos dados para desenvolvedores e empresas foram dados para buscarem alternativas e se adaptassem as novas ferramentas.

01/01/2021 às 11:52
Artigo

Suporte do Adobe Flash Player ACABOU - Veja o que acontece

O Flash Player vai deixar de ser suportado em uma série de navegadores em 2021

Agora, com a chegada do período EOL (End of Life, ou "término de vida") do Flash, a Adobe, junto com outras empresas parceiras como Google, Microsoft e Mozilla, vem trabalhando para avisar aos usuários para que desinstalem imediatamente todos os plugins e ferramentas ligadas ao Flash Player. Além disso, vem aconselhando os usuários a não utilizarem versões “não autorizadas” do Flash encontradas em sites de terceiros, visto possíveis riscos a segurança e privacidade.

Apesar do encerramento completo do suporte a ferramenta, isso não significa em si que todo o conteúdo desenvolvido em Flash sumirá de vez da internet. No final de 2020, o site Internet Archive anunciou que estará armazenando diversas animações e jogos feitos em Flash, onde atualmente a curadoria conta com mais de 2.500 itens e podem ser executados em navegadores através do WebAssembly.

Via: Tecnoblog Fonte: BetaNews, Zdnet
User img

Pedro Henrique

EXYNOS 2100, DuckDuckGo, EUA vs Huawei e Elon Musk DE NOVO no CONECTADO! #12

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.