Ambarella CV5 para futuros drones da DJI e câmeras GoPro terá suporte a 8K 60fps
Créditos: Ambarella

Ambarella CV5 para futuros drones da DJI e câmeras GoPro terá suporte a 8K 60fps

Nova geração de SoC para drones é feita em 5nm e traz mais versatilidade para câmeras

A Ambarella anunciou nessa semana seu novo SoC, o Ambarella CV5. Talvez você nunca tenha ouvido falar da empresa, mas certamente conhece alguns dos produtos que precisam de seus componentes para funcionar, como os drones da DJI e câmeras da GoPro. Com os recursos do Ambarella CV5, podemos ter uma noção do que esperar nos próximos lançamentos da DJI e da GoPro, como filmagem 8K a 60fps e filmagem em 360º com resolução 4K.

Esses são alguns dos recursos suportados pelo Ambarella CV5, que é fabricado no processo de 5nm, um dos mais avançados atualmente disponíveis na indústria de processadores. O Apple M1, por exemplo, que deu o que falar desde seu lançamento, é fabricado no mesmo processo.

O novo SoC suporta a gravação de vídeo em 8K a 60 frames por segundo tanto no formato H.264 como no mais moderno H.265 (HEVC), enquanto precisa de apenas 5W para operar nessas configurações. Se você optar por filmar em 30fps mesmo e manter a resolução, o Ambarella CV5 vai precisar só de 2W para operar. Essa demanda baixa de energia é especialmente importante para ajudar a economizar mais bateria do seu drone, por exemplo.

05/01/2021 às 16:20
Vídeo

DJI MINI 2: UNBOXING do pequeno DRONE com IMPRESSÕES e voo na...

Drone pesa menos de 250 gramas, tem câmera 4K, voa por 31 minutos até 10km de distância

Alternativamente, o CV5 suporta até quatro câmeras filmando em 4K ao mesmo tempo. Isso é útil para a criação de vídeos em 360º, que geralmente usam mais de um módulo de câmera gravando de maneira sincronizada.

Em especificações mais técnicas, o Ambarella CV5 acompanha duas CPUs ARM Cortex-A76, rodando a 1.6GHz. Não é tão potente quando comparado com SoCs para smartphones, mas é porque não precisa ser. Para sua função, é mais importante que esse processador tenha como foco economia de energia e gerenciamento de câmeras.

Continua após a publicidade

O novo processador também suporta mais recursos envolvendo diferentes modos de filmagem e IA. Ele é capaz de detectar funções HDR e de timelapse em câmeras de ação como GoPro, além de ajudar no rastreio de rostos. O CV5 também consegue processar dados de sensores adicionais, como LIDAR e ToF, muitas vezes usados em drones, e trabalha com essas informações para ajudar na detecção de objetos, planejamento de trajetos e outras funções.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DPreview
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

FIM do BURN-IN? OLED EVO explicada + Garantia da LG + G1 vs C1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.