TP-Link vai lançar seus primeiros roteadores Wi-Fi 6E esse ano
Créditos: Divulgação/tp-link

TP-Link vai lançar seus primeiros roteadores Wi-Fi 6E esse ano

Serão quatro novos modelos disponíveis para os consumidores

Leitura Rápida

  • A TP-Link anunciou quatro novos roteadores para 2021
  • Todos terão acesso a Wi-Fi de 6 GHz, prometendo conexão mais veloz, estável e segura
  • Os novos modelos são Deco X96, Deco X76 Plus, Archer AX96 e o Archer AX206

A TP-Link acaba de anunciar que seus primeiros roteadores com suporte para Wi-Fi 6E chegam em 2021. A empresa ainda não confirmou, exatamente, qual data eles serão disponibilizados para o público. Foram mostrados quatro novos modelos, Deco X96, Deco X76 Plus, Archer AX96 e o Archer AX206. Eles prometem conexões mais confiáveis e velocidades mais rápidas com nova banda. 

Para começar, a TP-Link mostrou os dois novos roteadores base com suporte para a tecnologia, o Deco X96 e o Deco X76 Plus. Eles trazem como principal diferencial uma terceira banda Wi-Fi. Os modelos atuais oferecem duas bandas, uma de 2,4 GHz e outra de 5 GHz. Os novos vão adicionar também uma rede de 6 GHz, além das duas já existentes. 

Essa nova rede é significativamente maior. Isso significa que ela terá menos congestionamento, oferecendo velocidades mais rápidas, mesmo quando muitos dispositivos estão conectados ao mesmo tempo. Essa pode ser uma boa solução em ambientes inteligentes, ou em pequenos escritórios. 

Tanto o Deco X96 e o Deco X76 Plus são sistemas tri-band e usarão a nova rede de 6 GHz como um backhaul. Isso significa que a nova banda fará a ligação entre o núcleo e o próprio roteador. Isso também fornece uma desvantagem aos modelos: a banda mais rápida não será fornecida para outros dispositivos. 

Os novos roteadores vão fazer o uso da banda de 6 GHz para fornecer velocidades gerais para os dispositivos que não possuem suporte para a nova banda. Isso indica que, mesmo que o usuário tenha um gadget com suporte a banda maior, ele será conectado nas redes comuns e, possivelmente, pouco mais lentas. 

Para a conexão direta com Wi-Fi 6 a TP-Link indica os dois outros modelos lançados. O Archer AX96 e o Archer AX206 são roteadores tri-band assim como os dois outros modelos, mas não restringem a banda de 6 GHz. Isso porque não são sistema em malha, o que libera a conectividade para outros aparelhos de forma individual.

Segundo a TP-Link, o X96 atinge 7800 Mbps, já o X206 deve atingir 10 Gbps. Esses modelos são mais indicados para usuários mais exigentes, que vão fazer uso intenso da banda. Caso sejam usuários domésticos, as melhores opções podem ser os dois primeiros modelos citados.

Continua após a publicidade

A TP-Link ainda não mencionou quais serão os preços indicados para cada um dos roteadores. Também não se sabe quando a distribuição vai iniciar e quais serão os países atendidos. É esperado que essas informações sejam liberadas em breve, assim que os novos modelos estejam prontos para serem distribuídos. 

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.