Subsidiária da Volvo anuncia sistema autônomo de atracação de barcos
Créditos: Reprodução/Volvo Penta

Subsidiária da Volvo anuncia sistema autônomo de atracação de barcos

Sistema Volvo Penta Assisted Docking (AD) foi anunciado durante a CES 2021

A Volvo Penta, uma subsidiária da Volvo, anunciou hoje durante a CES 2021 a disponibilidade comercial do seu sistema autônomo de atracação de barcos conhecido como Assisted Docking (AD). O sistema AD dá ao capitão um melhor controle ao atracar uma embarcação automatizando suas intenções, compensando algumas variáveis dinâmicas, como vento e corrente, e ajudando a embarcação a permanecer em seu curso pretendido. 

04/01/2021 às 13:11
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A atracação pode ser um dos aspectos mais estressantes e desafiadores da navegação com barcos mesmo para capitães experientes, já que erros durante a atracação podem sair bem caros. Adicione a isso uma marina lotada, ventos fortes e correntes mais agressivas e o resultado pode ser desastroso.

Ao contrário de um carro, um barco nunca fica parado sem algumas manobras necessárias. E mover-se em linha reta, em uma vaga estreita em tempo ruim é muito mais difícil do que dirigir e estacionar um carro. Com o sistema AD da Volvo Penta, o processo de atracação acaba sendo bem menos estressante para o capitão da embarcação.

O sistema Assisted Docking integra uma camada de software desenvolvia internamente pela Volvo Penta com o Sistema de Posicionamento Dinâmico da empresa baseado em GPS e outras soluções proprietárias no leme para oferecer um pacote completo para uma experiência de atracação muito mais fácil, mesmo em condições adversas. O capitão só precisa usar o joystick para apontar a embarcação para uma direção geral e o sistema autônomo cuida do resto.


Reprodução/Volvo Penta

O sistema AD é composto pelo joystick que controla a entrada de direção geral da embarcação e a antena do Sistema de Posicionamento Dinâmico baseado em GPS para detectar a posição exata e a direção exata. Se você mover o joystick para a frente, o sistema estabelece um caminho direto para a frente do barco e ele começa a seguir uma linha reta com a velocidade indicada.

O sistema de atracação de barcos também leva em conta certas forças externas (ou seja, vento e corrente) e o sistema EVC (Electronic Vessel Control) ajuda a compensar essas forças para garantir que o barco siga as intenções do capitão. Ele faz isso calculando ângulos de acionamento e impulso, então age à deriva e move o barco de volta ao seu curso pretendido. O sistema mantém o curso ajustando constantemente os ângulos de direção e o impulso.

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As principais características do sistema de atracação do barco são: mover-se em linhas retas sem compensação manual, ficar parado, funcionalidade de manobra lenta, girar em torno de um ponto fixo, micro reposicionamento e alinhamento, e mover lateralmente para atracação lateral.


Reprodução/Volvo Penta

O sistema foi apresentado pela primeira vez em 2018 pela Volvo Penta. O barco usado nos testes foi posicionado entre dois barcos de corrida e foi capaz de manobrar entre eles sem maiores problemas. Para os interessados no sistema Assisted Docking, a Volvo Penta disse que ele estará disponível a partir do final do primeiro trimestre de 2021 para instalação em novos modelos de barcos e como uma opção de upgrade para certos modelos com sistemas Volvo Penta IPS. O sistema AD será vendido diretamente para os fabricantes e mais informações sobre ele podem ser encontradas em volvopenta.com/assisteddocking.

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Fonte: Volvo Penta, Engadget
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Fabio Rosolen

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