Veja seis lindas imagens de galáxias colidindo capturadas pelo Hubble
Créditos: NASA

Veja seis lindas imagens de galáxias colidindo capturadas pelo Hubble

A fusão de galáxias é um espetáculo distante que nem sempre podemos ver

Ocasionalmente a NASA divulga algumas das fotos capturadas pelo seu poderosíssimo telescópio Hubble para chamar a atenção a eventos gigantescos no espaço que normalmente nem saberíamos que existem. Dessa vez, temos seis fotos impressionantes de momentos distintos em que galáxias distantes colidiram. Ou seja, o espetáculo de seis fusões de galáxias que pode ser observado em fotografias de alta qualidade. Cada colisão ganha um nome, que aparece embaixo das imagens na ordem respectiva.

NGC 3256, NGC 1614, NGC 4194 (Divulgação/NASA)

O espetáculo de luzes se deve, em grande parte, ao fato de como são massivos esses fenômenos. A NASA explica que não é incomum na Via Láctea a formação de acúmulos de estrelas que totalizam em até 10.000 vezes a massa do Sol. E mesmo esses acúmulos não se comparam a uma colisão entre galáxias, que pode alcançar milhões de vezes a massa do maior astro do nosso sistema.

NGC 3690, NGC 6052, NGC 34 (Divulgação/NASA)

O estudo dessas colisões entre galáxias faz parte de um programa de pesquisa específico do telescópio, chamado Hubble imaging Probe of Extreme Environments and Clusters (HiPEEC), que pode ser traduzido como "sonda do Hubble para imagens de ambientes e acúmulos extremos". Através desses estudos é possível expandir os estudos científicos principalmente nos processos de formação e extinção de estrelas e seus acúmulos.

As imagens divulgadas hoje são um compilado de fotos que já foram mostradas antes, de colisões acontecendo desde 2008. A mais recente foi obtida em outubro de 2020.

Fonte: ESA

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES