Sony anuncia novas TVs Bravia XR, as primeiras com seu "processador cognitivo"
Créditos: Sony

Sony anuncia novas TVs Bravia XR, as primeiras com seu "processador cognitivo"

Novos modelos LED e OLED de 4K e 8K foram reveladas na Europa com Cognitive Processor XR

A Sony anunciou nessa semana na Europa sua nova linha de Smart TVs Bravia XR. A novidade dessas televisões, e o motivo do XR no nome, é que esses são os primeiros modelos da fabricante equipados com seu novo Cognitive Processor XR. A promessa é uma inteligência artificial "cognitiva" nessas TVs, algo que ainda não vimos nesse segmento de mercado, segundo a Sony.

A fabricante afirma que seu novo processador foi criado para simular a maneira que humanos enxergam e escutam. Isso significa que o Cognitive Processor XR analisa uma ampla gama de elementos da imagem ao mesmo tempo, para fazer uma comparação cruzada e oferecer a melhor imagem possível. A ideia é imitar o modo que nós vemos as coisas, em que, mesmo de maneira inconsciente, focamos em determinados pontos de um objeto. Segundo a Sony, suas Bravia XR conseguem fazer o mesmo para oferecer uma qualidade melhor de imagem.

Na parte de som, a TV analisa a posição em que um determinado som estaria sendo emitido na imagem, e tenta fazer a sincronização com suas caixas de som. O processador cognitivo também promete ser capaz de converter qualquer som em um 3D Surround, para você aproveitar os recursos máximos da TV mesmo em conteúdos que não foram feitos preparados para isso.

Os novos modelos equipados com o Cognitive Processor XR incluem:

- Bravia XR Master Series Z9J 8K LED
- Bravia XR Master Series A90J e A80J OLED
- Bravia XR Master Series X95J e X90J 4K LED

Preços e data de lançamento ainda não foi revelados. Mas é de se destacar que se tratam de produtos super premium, na linha mais avançada de TVs da Sony, então espere valores proporcionais a isso.

Fonte: Guru3D
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.