A Microsoft está planejando trazer de volta um recurso "esquecido" do Windows: widgets. O primeiro deles já está podendo ser testado por Windows Insiders em regiões selecionadas, e trata-se de um botão para acessar rapidamente notícias e previsão do tempo diretamente de sua barra de tarefas.
O recurso não deve ser confundido com os blocos que já estão disponíveis no Windows 10. Atualmente você pode colocar um bloco grande dos apps de notícias e de clima no seu menu Iniciar e vai aparecer ali uma prévia assim que se abre o menu. No caso desse novo widget é um botão separado do Iniciar que abre uma janela já trazendo um resumo das informações.
Os países em que Windows Insiders já testam o recurso no Windows 10 são os EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia. Além da restrição regional, a ferramenta tem também uma restrição de navegador por enquanto, sendo compatível apenas com o Edge Chromium. Ou seja, para poder usar, você vai precisar ter o Edge Chromium instalado, porque é só nele que dá pra abrir os links que aparecem no widget.
Segundo a Microsoft, o widget acompanha também recursos de inteligência artificial para "aprender" as informações que o usuário acha mais relevantes. Ou seja, ele monitora onde você costuma clicar para oferecer mais informações do tipo.
TUTORIAL DO WINDOWS INSIDER: O que é e como participar?
Explicamos o programa da Microsoft que permite receber udpates antecipados do Windows!
No momento sua distribuição está bem restrita, mas é esperado que ele alcance cada vez mais pessoas ao longo dos próximos meses. Se a fase de testes seguir dando resultados positivos, provavelmente teremos o recurso aparecendo não só apenas em mais regiões, mas também nas distribuições padrão do Windows, que todo mundo usa. Ou seja, sem a necessidade de ser um dos testadores do programa Windows Insider.
A Microsoft destaca que o widget não vai mostrar propagandas em seu lançamento - o que pode significar que mais tarde vai - e diz também que dá pra desligar a ferramenta nas configurações quando ela aparecer na sua versão do Windows 10 também.
Fonte: Guru3D