Mercado está recebendo enxurrada de cabos HDMI 2.1 - Veja como escolher
Créditos: Wikimedia Commons

Mercado está recebendo enxurrada de cabos HDMI 2.1 - Veja como escolher

Modelos trazem opções de 4K com 120Hz ou de 8K com 60Hz para exibição de imagens

O mercado de conectores está prestes a receber uma enxurrada de cabos HDMI 2.1, que são capazes de enviar imagens em resolução 4K e 120 Hz, ou 8K com 60 Hz. Caso a sua TV seja compatível com o padrão e você estava atrás de um cabo do tipo, agora ficará muito mais fácil de obtê-lo.

16/12/2020 às 14:04
Notícia

Novo padrão HDMI 2.1 transforma TVs em monitores para jogos

O novo cabo tem suporte para imagens de até 8K a 60Hz e eARC

Como aponta o site Tweak Town, o HDMI 2.1 traz uma série de tecnologias que têm os entusiastas como público-alvo. Além do suporte para altas resoluções com elevadas taxas de quadros, o padrão ainda inclui o Variable Refresh Rate (VRR) – que elimina o tearing sem causar engasgos na imagem.

O HDMI 2.1 ainda vem com a funcionalidade de Auto Low Latency Mode (ALLM), que ativa automaticamente o modo de baixa latência da TV. Com isso, você tem um jeito prático de já ter otimizações para o tempo de respostas do televisor, sem precisar ficar mexendo em menus.

"É empolgante ver tantos novos produtos disponíveis com esses novos recursos. Com o lançamento dos mais recentes consoles de games, os clientes podem aproveitar uma empolgante experiência de ponta-a-ponta com o HDMI 2.1 usando consoles, cabos, AVRs, TVs e monitores".
Rob Tobias, CEO e presidente da HDMI Licensing Administrator

 
Fonte: HDMI Forum

Para completar, há ainda o recurso de Quick Frame Transport (QFT), que é mais recurso para reduzir a latência entre o tempo que se aperta um botão no controle e a ver o resultado na TV ou no monitor.

"Com os envios de produtos HDMI alcançando quase 10 bilhões de unidades desde o seu lançamento em 2020, a tecnologia HDMI continua a ser uma interface universal para produtos eletrônicos para consumidores".
Rob Tobias, CEO e presidente da HDMI Licensing Administrator

Continua após a publicidade

Entenda as vantagens do HDMI 2.1 e saiba como escolher os cabos

Para ajudar você a entender melhor que é o HDMI 2.1, nós publicamos um vídeo em nosso canal no YouTube que explica todos os detalhes do novo padrão. Confira!

Agora, se a sua dúvida é entender como escolher os cabos, o HDMI Forum facilitou bastante essa tarefa. Para isso, eles criaram o Programa de Certificação de Cabos HDMI de Ultra-Alta Velocidade (UHS Program).

Esses cabos são capazes de oferecer todos os 48 Gbps de desempenho do HDMI 2.1. Para identificá-los, basta procurar os cabos com a certificação do HDMI Forum. Em breve, serão lançados os "Active Optical Cables", que vão suportar instalações com maior comprimento.


Fonte: HDMI Forum

Via: Tweak Town
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.