Samsung apresenta Neo QLED e tecnologias que estarão em suas TVs no The First Look 2021
Créditos: Enterados.es

Samsung apresenta Neo QLED e tecnologias que estarão em suas TVs no The First Look 2021

A empresa deu bastante palco para seus planos relacionados a acessibilidade durante o evento

Como já tínhamos noticiado, a Samsung realizou hoje um evento pré-CES 2021 chamado The First Look 2021 no início da tarde de hoje, 06 de janeiro. Entre os destaques, estiveram as novas smart TVs da empresa, especificamente as tecnologias que elas irão incorporar a partir de agora - e das quais falaremos abaixo.


De acordo com o host do evento, este será um dos melhores meses para a tecnologia da empresa em 2021. Como imaginamos, este foi um evento teaser para o que a sul-coreana irá apresentar na CES 2021.

06/01/2021 às 09:54
Notícia

Galaxy S21 Ultra deve suportar taxa de atualização de 120Hz c...

Os modelos Galaxy S21 e S21+ devem suportar esta taxa de atualização somente com a resolução Full HD

O primeiro anúncio realizado é que as TVs Samsung também entrarão "na leva" de diminuir as emissões de carbono com uma produção sustentável e consumo reduzido. As embalagens das TVs, assim como outros produtos, serão produzidas com material reutilizável, e também teremos o uso de células solares nos controles remotos. Além disso, as caixas podem se tornar os mais variados objetos, como cômodas e cavalinhos de balanço.

A Samsung está apostando em um design mais minimalista para suas embalagens e produtos este ano, tanto pensando na competição de mercado quanto para diminuir o lixo que vem dos eletrônicos, chamado no evento de "e-waste".

Sobre tecnologias, as televisões Samsung de 2021 trarão meios para aqueles com dificuldade de ver cores ou com baixo nível de visão ou audição terem uma melhor experiência tanto visualmente quanto usando a audição. Alguns exemplos são ampliar as legendas ou linguagem de sinais, e descrição de comandos por áudio.

Até 2022, a Samsung vai implementar também um guia por voz, um avatar para linguagem de sinais e ainda reconhecimento de sinais para comandar os aparelhos.

Continua após a publicidade

Neo QLED

Outra tecnologia apresentada para as telas Samsung, e que pode ser considerada o grande destaque do evento. foi o Neo QLED, composto pelos lançados Quantum mini LEDs - muito menores que os LEDs tradicionais, especificamente 40 vezes menor. Esse novo painel fica atrás da tela com o objetivo principal de iluminar a parte principal (o que já existia, porém com os LEDs tradicionais de que falamos há pouco). Colocar mais LEDs em um espaço menor resulta em uma luz de fundo mais precisa, permitindo visualizar luzes mais brilhantes, sombras mais escuras e uma iluminação generalizada de melhor qualidade. Também devido a essa nova tecnologia, os usuários poderão dizer adeus ao Blooming, ou seja, quando um objeto muito iluminado se encontra em um fundo muito escuro, existe uma distorção de iluminação, criando algo como um "degradê", além de uma longevidade de cerca de 100 mil horas.

Usando Inteligência Artificial dos novos chips Ai Quantum, imagens em HD também poderão ser ampliadas para resoluções até 8K. E, como a tendência é que a pandemia continue por um tempo, a Samsung mencionou tecnologias que a linha 2021 terá. Entre seus detalhes, estão o suporte ao Samsung Health para fazer exercícios pela TV com "acompanhamento" de câmera e treinos personalizados (recurso “Smart Trainer”), o novo Tap View e o Google Duo para dividir a tela com programas e vídeo chamadas com até 4 pessoas e suporte para visão ultrawide - proporções ultralargas de 21: 9 e 32: 9. As TVs Samsung são compatíveis com o Freesync da AMD.

As TVs QLED 2021 da Samsung também têm como objetivo tornar a vida dos jogadores que compraram recentemente um Xbox Series X / S ou PlayStation 5 mais interessante ao jogar na telona. Há uma nova "barra de jogo" com acesso rápido a configurações como taxa de atualização, proporção da imagem e assim por diante.  O suporte a HDMI 2.1, 4K a 120 Hz, taxa de atualização variável, modo de baixa latência automático e eARC.

Também é possível transformar sua TV em uma galeria de arte, ou ainda projetar as imagens como um cinema. Inclusive, essas tecnologias ganharam o prêmio de Inovação da CES 2021. O Samsung Dex também é suportado, e o Samsung TV Plus vem como parte do pacote "de graça", inclusive para mobile.

A única TV  "lifestyle" da Samsung sendo atualizada para a CES é a The Frame, que passa a ter 24,9 mm de espessura, o que a empresa diz que "espelha a profundidade de uma moldura". O modelo de 43 polegadas agora pode ser girado para a orientação retrato. A Samsung também afirma que “há mais opções de moldura do que nunca, desde finas, neutras e minimalistas até grandes, ornamentadas e ousadas”.

Continua após a publicidade

Para áudio, a Samsung está criando mais drivers de alto-falante nas TVs 2021 para o que chama de som de Object Tracking Sound. As TVs analisam as cenas e tentam fazer com que pareça que o som está vindo diretamente da fonte na tela - e se movendo com ela. O novo recurso “SpaceFit Sound”  também usa um microfone embutido nessas TVs para analisar a acústica de uma sala e aplicar automaticamente as melhores configurações de áudio.

No mês passado, a Samsung já havia anunciado que faria uma enorme TV de 110 polegadas que usa a tecnologia MicroLED de última geração, que já estava disponível na tela modular da empresa, conhecida como The Wall . Agora, podemos ver que existem modelos de 99 e 88 polegadas nessa gama.

Modelos 

Tratando especificamente de modelos apresentados hoje, temos duas TVs que trazem suporte a resolução 8K: a QN900A (um sucessor do QLED de 8K do ano passado) e a QN800A. A três séries de TVs 4K da empresa também terão Mini LED com as QN95A, QN90A e QN85A.


Mais informações sobre as Smart TVs da Samsung para 2021, assim como possíveis outros gadgets e tecnologias, nós veremos durante a CES 2021, que começará em cerca de uma semana. Abaixo, você pode conferir o evento The First Look na íntegra:

Fonte: TheVerge, Samsung
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.