Pesquisadores usam folhas de abacaxi para criar corpo de drones
Créditos: Reprodução/Lim Huey Teng/Reuters

Pesquisadores usam folhas de abacaxi para criar corpo de drones

Protótipos foram capazes de voar a uma altitude de cerca de 1.000 metros por aproximadamente 20 minutos

Uma equipe de pesquisadores da Malásia desenvolveu um método para transformar as fibras das folhas de abacaxi descartadas após a colheita em um material durável o bastante para ser usado na construção do corpo de drones. 

O projeto liderado pelo Professor Mohamed Thariq Hameed Sultan, da Universidade Putra da Malásia, vem tentando encontrar usos sustentáveis para os resíduos de abacaxi gerados por agricultores em Hulu Langat, uma área a cerca de 65 km de Kuala Lumpur. "Estamos transformando a folha do abacaxi em uma fibra que pode ser usada para aplicação aeroespacial, basicamente inventando um drone", disse ele.

05/01/2021 às 16:20
Vídeo

DJI MINI 2: UNBOXING do pequeno DRONE com IMPRESSÕES e voo na...

Drone pesa menos de 250 gramas, tem câmera 4K, voa por 31 minutos até 10km de distância

O líder da equipe do grupo de pesquisa disse que esses drones feitos com este material possuem uma relação força/peso maior do que os feitos com fibras sintéticas. Eles também são mais baratos, mais leves e facilmente descartáveis, já que as peças são biodegradáveis e ecologicamente corretas. Se um drone for danificado, seu corpo feito com o novo material pode ser enterrado e assim ele deve degradar em duas semanas.

Alguns protótipos de drones construídos pelos pesquisadores foram capazes de voar a uma altitude de cerca de 1.000 metros por aproximadamente 20 minutos. No futuro os pesquisadores esperam construir drones maiores capazes de suportar mais carga, como sensores de imagem para uso em agricultura e para inspeção aérea.

Pesquisadores usam folhas de abacaxi para criar corpo de drones
Professor Mohamed Thariq Hameed Sultan segurando um drone e folhas de abacaxi
(Reprodução/Lim Huey Teng/Reuters)

"Nosso papel aqui é ajudar a indústria e os agricultores a aumentar seu rendimento e facilitar o seu trabalho", disse William Robert Alvisse, da Sociedade Ativista de Drones Não Tripulados da Malásia, um grupo não governamental que ajuda no projeto dos drones e também atua como conselheiro.

Pesquisadores usam folhas de abacaxi para criar corpo de drones
Fibras das folhas de abacaxi são usadas pelos pesquisadores como
base para o material para construção dos corpos dos drones
(Reprodução/Lim Huey Teng/Reuters)

Continua após a publicidade

Antes do início do projeto em 2017, as folhas de abacaxi eram descartadas após o período anual de colheita. "Com a questão da saúde, o problema na economia devido à COVID-19, a sociedade está desesperada e não há alternativa para aumentar a renda", disse o agricultor Irwan Ismail. Agora os agricultores esperam que o projeto possa encorajar a inovação com a descoberta de novos usos para as folhas que antes eram descartadas e assim aumentar sua renda com a venda do material, por exemplo. 

Fonte: Engadget, Gizmochina, Reuters
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.