A Qualcomm anunciou hoje, 5 de janeiro, que o brasileiro Cristiano Amon assumirá a posição de CEO da empresa no lugar de Steve Mollenkopf a partir de 30 de junho de 2021. Mollenkopf informou ao conselho administrativo da Qualcomm sobre sua decisão de se aposentar como CEO depois de 26 anos na empresa.
Qualcomm anuncia Snapdragon 480 para levar 5G a celulares mai...
Empresa promete "superar as expectativas" com nova opção de processador
Cristiano Amon trabalha na Qualcomm desde 1995 e atualmente é presidente da empresa. A decisão de selecioná-lo como o novo CEO foi unânime. Mollenkopf continuará na Qualcomm, mas ele trabalhará como conselheiro estratégico por um período não divulgado.
Steve Mollenkopf assumiu a posição de CEO da Qualcomm em 2014. Ele começou sua carreira como engenheiro e ajudou a Qualcomm a se destacar como um dos principais nomes na indústria de semicondutores. Seu trabalho ajudou popularizar ainda mais os smartphones e fez da empresa uma líder em 3G, 4G e agora 5G. Ele também supervisionou a expansão da empresa Qualcomm para novos segmentos da indústria, como internet das coisas (IoT), RF Front End e Automotivo. Ele também foi fundamental na ascensão da empresa como fornecedora de tecnologia de smartphones.
Steve Mollenkopf (à esq.) e Cristiano Amon
(Divulgação/Qualcomm)
Cristiano Amon assumiu a posição de presidente da Qualcomm em janeiro de 2018. Nesta função, ele foi responsável pelo negócio de semicondutores da Qualcomm (QCT) e pelas operações globais da empresa. A Amon tem impulsionado a expansão e diversificação dos negócios entre indústrias e clientes, supervisionando a estratégia 5G da Qualcomm.
A Amon também supervisionou a execução bem-sucedida de Fusões e Respostas para aumentar as capacidades da Qualcomm e acelerar o crescimento em áreas-chave, incluindo RF Front End, Conectividade e Networking.
O executivo começou a trabalhar para a Qualcomm em 1995 como engenheiro e ocupou vários cargos de liderança empresarial e técnica ao longo de seu período na empresa. Amon é bacharel em Engenharia Elétrica e possui doutorado pela UNICAMP, a Universidade Estadual de Campinas. Ele também atua como copresidente do Conselho de IoT do Fórum Econômico Mundial.
“Estou honrado por ser nomeado o próximo CEO da Qualcomm e agradeço a confiança que Steve e a diretoria têm em mim”, disse Amon no anúncio da Qualcomm. “Estou ansioso para trabalhar com nossos 41.000 funcionários em todo o mundo para criar tecnologias que revolucionem a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se conectam entre si".
"Estou imensamente orgulhoso de tudo o que alcançamos na Qualcomm e da posição que a empresa desfruta atualmente como líder mundial em tecnologias sem fio", disse Steve Mollenkopf. "Com nosso modelo de negócio claramente validado e nossa liderança no 5G, este é o momento certo para Cristiano assumir a liderança da empresa e presidir o que eu vejo como a maior oportunidade da história da Qualcomm”, complementou o executivo.
Fonte: Gizmochina, Qualcomm