Apple pode adotar tecnologia GaN para seus novos carregadores
Créditos: Reprodução/Wccftech

Apple pode adotar tecnologia GaN para seus novos carregadores

Eles seriam produzidos pela Navitas Semiconductor

De acordo rumores recentes, a Apple está planejando lançar versões menores e mais leves dos seus carregadores com interface USB Type-C. Os rumores dizem que a empresa Navitas Semiconductor deve começar a receber os pedidos da Apple para produção de carregadores que utilizam chips produzidos com GaN (nitreto de gálio) em vez de silício ainda em 2021.

29/12/2020 às 18:41
Notícia

Carregador Xiaomi 55W GaN charger compatível com Mi 11 é lanç...

Após anunciar que seu novo modelo de smartphone virá sem carregador na caixa, empresa anunciou o preç...

Segundo fontes do DigiTimes, a TSMC também deve ser incluída no processo e poderá fornecer chips produzidos com GaN para a Navitas Semiconductor. Rumores anteriores diziam que a Apple estava planejando lançar um carregador produzido com tecnologia GaN de 65W ainda em 2020, mas isso acabou não acontecendo.

Detalhes específicos sobre os possíveis novos carregadores ainda são desconhecidos, mas faz sentido que a Apple esteja pensando em adotar a tecnologia GaN. Diversas empresas parceiras dela, como Anker, AUKEY e Belkin, já oferecem carregadores com esta tecnologia que são menores e mais rápidos do que os carregadores USB Type-C tradicionais da Apple oferecidos com os portáteis da linha MacBook e os vendidos separadamente para iPhone. Também não se sabe se a Apple pretende vender esses possíveis novos carregadores separadamente ou se eles serão oferecidos juntamente com futuros novos produtos.

Apple pode adotar tecnologia GaN para seus novos carregadores
Reprodução/9to5Mac

No caso da Navitas Semiconductor, ela criou uma solução chamada GaNFast baseada em nitreto de gálio que já é utilizada por outras empresas como a Xiaomi, que lançou recentemente seu carregador “Xiaomi 55W GaN”, e a AUKEY. Com a tecnologia da Navitas, a Apple poderia lançar seus próprios carregadores com tamanhos similares aos dos carregadores GaN das outras empresas e com potência de até 300W. Outras vantagens dos carregadores com tecnologia GaN, além do tamanho reduzido, é que eles geram menos calor e também são mais eficientes do que os tradicionais. 

Em dezembro passado o analista Ming-Chi Kuo disse que a Apple estava planejando lançar “dois a três novos carregadores” em 2021. Na época muitos especularam que ele estava se referindo a novos carregadores com tecnologia GaN. Com as novas informações do DigiTimes, é possível que este seja mesmo o caso. Vale destacar que as informações ainda não foram confirmadas oficialmente pela Apple.

Fonte: 9to5Mac, Wccftech
User img

Fabio Rosolen

XIAOMI na LISTA NEGRA dos EUA: quais os IMPACTOS para a FABRICANTE chinesa?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.