Veja os melhores momentos de 2020 sob as lentes da NASA
Créditos: Divulgação/NASA

Veja os melhores momentos de 2020 sob as lentes da NASA

A NASA fez uma retrospectiva com as melhores capturas do ano

Leitura Rápida

  • A NASA fez uma retrospectiva de 2020, com as melhores capturas do ano
  • O ano conclui os 20 anos de atividade humana na ISS
  • Várias pesquisas foram desenvolvidas durante o ano
  • Os satélites captaram diversos momentos importantes para a humanidade

A NASA fez uma breve retrospectiva de 2020 sob as lentes de seus satélites e cientistas. Apesar de 2020 ter sido um ano difícil de modo geral, a ciência conseguiu fazer grandes avanços na exploração do espaço e em estudos desenvolvidos pelos astronautas. Alguns desses momentos podem ser revistos na publicação feita pelo Instagram da agência espacial.

Retrospectiva NASA 2020

Como é possível ver no post acima, a NASA separou alguns dos momentos mais especiais registrados em 2020. Na legenda das fotos é escrito "Na vastidão do universo, a beleza vivificante de nosso planeta natal brilha intensamente". Complementa falando que "A frota de satélites e instrumentos de observação da Terra da NASA na Estação Espacial Internacional desvenda as complexidades do mármore azul de um ponto de vista cósmico".

A NASA ainda descreve que "Esses cientistas robóticos orbitam nosso globo constantemente, monitorando e notando mudanças, fornecendo informações cruciais aos pesquisadores aqui no solo". Em 2020 a Estação Espacial Internacional (ISS) completou 20 anos de presença humana constante. Até o último ano 242 astronautas já haviam passado pela ISS. 

Em 2020 também foi um ano para quebrar recordes. Pela primeira vez na história uma nave levou uma tripulação de sete pessoas para a ISS. Isso marcou a estreia da SpaceX, companhia privada de Elon Musk, em viagens regulares ao espaço. Também houve o retorno do protagonismo estadunidense em exploração espacial de forma autônoma de outros países.

Além disso, outros momentos também foram importantes. Novos equipamentos para facilitar as funções dos astronautas foram instalados. O satélite STPSat-4 teve sensores para clima espacial e painéis solares adicionados, além de um conjunto de antenas e dispositivos de rastreamento. Estudos em gravidade próximo a zero tiveram grandes avanços, permitindo usos até mesmo para medicamentos que podem ser usados em tratamentos em humanos.

Continua após a publicidade

Muitas outras pesquisas foram feitas. O astronauta Victor Glover avançou nos estudos dos efeitos dos voos espaciais a longo prazo na vida dos seres humanos. Outra grande análise desenvolvida foi de como acontece as alterações na Terra ao longo do tempo. O experimento Plant Habitat-02 conseguiu desenvolver e colher rabanetes cultivados em ambiente espacial.  

Os cientistas enviados para o espaço estudam, analisam e testam teorias para melhorar a vida humana na Terra. Não somente estudos sobre o espaço são feitos, como também a possibilidade de novas criações para tratar doenças, principalmente cardíacas e vasculares. A NASA comemora como saldo positivo o desenvolvimento feito ao longo de 2020 e se prepara para novos desafios em 2021.

Fonte: NASA
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

XIAOMI na LISTA NEGRA dos EUA: quais os IMPACTOS para a FABRICANTE chinesa?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.