A Boston Dynamics segue em sua luta para nos convencer que seus robôs são fofos, e não assustadores. Mesmo na última semana do ano, a companhia resolveu divulgar um último vídeo, nos desejando um feliz 2021 e colocando seus robôs para dançar ao ritmo do clássico "Do You Love Me?".
Além de ser um vídeo bem humorado, é interessante notar os avanços em robótica que a Boston Dynamics está constantemente fazendo. A empresa é especializada na criação de robôs com apêndices articulados que lembram animais ou pessoas. Ou seja, a visão de robótica que o público leigo tem com base em obras de ficção científica principalmente.
Houve um tempo em que mal era possível fazer um robô parar em duas pernas sem cair à toa. Agora eles dançam melhor do que muita gente. Pode parecer apenas um vídeo bobo de ano novo, mas é uma demonstração eficaz das capacidades de equilíbrio, coordenação e programação que esses robôs alcançaram.
A escolha da música também não pode ser ignorada: "você me ama?". Brincadeiras à parte, os avanços no desenvolvimento de IA geram preocupações reais no meio da tecnologia, e existem pensadores e cientistas respeitados que alertam aos perigos de uma inteligência artificial avançando sem responsabilidade. Stephen Hawking era um dos nomes mais proeminentes que alertava para possíveis problemas futuros de uma IA avançando sem controle.
Fabricante de robôs Boston Dynamics é vendida para a Hyundai
Montadora sul-coreana pagou 1 trilhão de wons (cerca de US$ 917 milhões) pela empresa
Assim, a Boston Dynamics realmente encontra uma certa resistência no público que ainda enxerga suas criações como algo potencialmente assustador. A música "Do You Love Me?" fala de um rapaz perguntando se tem uma chance com a garota agora que aprendeu a dançar. Aplicada nesse contexto, os robozinhos saltitantes estão literalmente nos perguntando: "agora que eu sei dançar, vocês me amam?".
É interessante notar também que a Boston Dynamics já foi de várias empresas maiores, tendo passado até pela Google. Atualmente a companhia pertence à Hyundai, que divulgou a compra neste mês mesmo.