O aplicativo do Apple Wallet pode acabar servindo como uma prova de vacinação contra o COVID-19 nos EUA. A informação ainda está na fase de negocioações, sem anúncios oficiais, mas vem da confiável Bloomberg, que afirma que a Apple está firmando uma parceria com a empresa por trás do app de saúde Healthvana. Assim, residentes do país poderão usar o recibo de pagamento da vacina pelo Apple Wallet para provar que tomaram suas doses da injeção.
O uso de plataformas digitais de terceiros pode acabar se provando não apenas útil, mas até necessário durante o período de vacinação. O país não tem a infraestrutura necessária para acompanhar um programam de vacinação feito numa escala tão grande, muito menos num caráter tão emergencial como numa pandemia. Ainda mais levando-se em consideração que a vacina tem duas doses, as pessoas precisarão ficar atentas e fazer um controle próprio da dose que tomaram ou deixaram de tomar e a data em que precisam voltar para tomar a segundo.
O Apple Wallet já se tornou um sistema de pagamentos relativamente popular no exterior, então muitos proprietários de iPhone provavelmente já pagariam pela vacina usando o app normalmente. Mas agora existe esse incentivo extra de sincronizar com um app de saúde e poder até ser usado como prova da vacinação. E é por isso que a Apple criou a parceria oportuna com o Healthvana, ampliando o uso de seu sistema de pagamentos num momento em que vai haver bastante procura.
As empresas imaginam que um sistema digital de prova de vacinação vai se popularizar rapidamente no país. É provável que ambientes em que a segurança contra a pandemia precise ser redobrada passem a exigir uma prova da vacina antes das pessoas poderem frequentar. Aeroportos, por exemplo - e principalmente - devem se tornar especialmente restritivos para evitar um espalhamento maior do vírus, e podem pedir algum tipo de prova nos EUA que você se vacinou antes de deixar o passageiro viajar por aí.
Fonte: Gizmodo