A Apple removeu da sua loja de aplicativos o Vybe Together, que de acordo com a descrição é uma “comunidade privada para encontrar, participar e hospedar festas”. O perfil do aplicativo no Tik Tok revelou que ele estava sendo utilizado para organizar festas secretas durante a pandemia de COVID-19.
Para se registrar no app, era necessário criar um perfil e enviá-lo para aprovação, além de conectar a conta do Instagram e enviar uma foto “festejando”, conforme relatou o site The Verge.
The Verge/Reprodução
Assim que o perfil fosse aprovado pelos moderadores, os usuários poderiam se inscrever para festas registradas no aplicativo, e recebiam o endereço do evento duas horas antes do início.
O The Verge ligou para o número do telefone registrado como contato do aplicativo. Ao serem atendidos por um funcionário chamado Albin, foram informados de que o Vybe Together possuía “milhares de usuários e que alguns milhares de candidatos adicionais solicitaram acesso a ele desde que a empresa começou a colocar vídeos no TikTok”.
Taylor Lorenz, repórter do The New York Times, fez um tweet crítico a respeito da plataforma e mostrou o vídeo promocional do aplicativo no Tik Tok, em que diversas pessoas aparecem juntas, desrespeitando o isolamento social. Veja o tweet abaixo.
Um porta-voz do app comunicou ao The Verge que “o Vybe Together foi projetado para ajudar outras pessoas a organizar pequenas reuniões em parques ou apartamentos durante o COVID”. Ele ainda afirmou que o aplicativo nunca promoveu festas grandes.
Apple perde disputa por violação de direitos autorais com a C...
O processo teve início em 2019, devido a uma pesquisa da Corellium que utilizou "iPhones virtuai...
O site do Vybe Together também anunciou uma “Vybe House” para o evento musical do Festival Zamna de 2021 em Tulum, no México. As fotos da casa são de um anúncio do Airbnb, que divulga a Casa Remy Villa.
No entanto, o gerente da hospedagem não conseguiu confirmar a existência de um evento chamado “Vybe House”. Segundo ele, a Villa costuma ser alugada para “alguns influenciadores”, mas não soube dizer se alguém vinculado ao aplicativo tentou alugar o local.
Antes de ser removido da App Store, o Vybe Together tinha 25 avaliações; já seu perfil do Instagram possui menos de 1000 seguidores. Por fim, o Tik Tok comunicou ao The Verge que antes de ser removida, a conta na rede social possuía apenas 139 seguidores.
Fonte: The Verge, BBC