Huawei lança beta do HarmonyOS 2.0 que ainda é baseado em Android

Huawei lança beta do HarmonyOS 2.0 que ainda é baseado em Android

Empresa pretende criar seu sistema operacional independente, mas arquivos do novo beta mostram influências ainda do sistema da Google

Faz um tempo que a Huawei vem utilizando o Harmony OS, seu sistema operacional proprietário, em seus produtos. A empresa vem investindo cada vez mais no seu sistema, principalmente por considerar o OS da Google insuficiente para impulsionar suas perspectivas de celulares. Porém um usuário foi ao fundo do Harmony OS 2.0 beta para descobrir que o sistema ainda não é independente do Android

22/12/2020 às 14:14
Notícia

Governo dos EUA deve investir US$ 2 bilhões para tirar Huawei...

Ideia é ajudar operadoras depois de decisão da FCC que exige remover equipamentos

A empresa vem aos poucos lançando atualizações para realizar uma transição para sair do Android sem GMS. Mas, mesmo com uma ideia bastante interessante da fabricante chinesa de quebrar o duopólio do iOS da Apple e do Android do Google, a empresa ainda não conseguiu alcançar isso.

Um desenvolvedor descobriu que a Huawei ainda baseia seus sistema em Android, ele descobriu isso depois de construir um aplicativo simples que roda através da versão Kitkat 4.4.4 do sistema da Google. Segundo ele, o app “Hello World” gera uma mensagem de erro bastante semelhante em dispositivos virtuais Android e HOS.

Conheça os dispositivos da Huawei.


Créditos: XDA-Developers

A mensagem apresenta o mesmo texto, mas substitui o nome Android da mensagem por “HarmonyOS”. Além disso, o desenvolvedor conseguiu abrir a partição do sistema, que apenas confirmou que o sistema da empresa é baseado no framework do Android.

Para verificar se o sistema realmente ainda roda o sistema da Google, um membro do XDA-Developers conseguiu, através do ADB (Android Debug Bridge), passar algumas instruções a um dispositivo virtual rodando o sistema da Huawei. Com isso foi possível extrair boa parte do sistema, revelando que o beta do HOS ainda contém Android em seus códigos.

Continua após a publicidade

Créditos: XDA-Developers

Mas o próprio portal explica que tem algumas coisas a serem levadas em consideração nessa história. Pode ser que Harmony OS 2.0 seja apenas uma reformulação do Android, mas que não continuará assim por muito tempo.

11/11/2020 às 13:11
Notícia

Novos produtos inteligentes da Midea funcionarão com Huawei H...

Nova linha de eletrodomésticos inteligentes da empresa foi anunciada e será os primeiros produtos a u...

Isso porque a Huawei havia informado em apresentações anteriores que o AOSP (Android Open Source Project) seria base para um processo de transição, que terminaria quando seu sistema proprietário estivesse pronto

Com isso, espera-se que futuramente o Harmony OS 2.0 se torne realmente um sistema operacional totalmente independente, aproveitando apenas ao máximo do Android antes de estar pronto.

Fonte: XDA-Developers, GSMArena
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.