Faz um tempo que a Huawei vem utilizando o Harmony OS, seu sistema operacional proprietário, em seus produtos. A empresa vem investindo cada vez mais no seu sistema, principalmente por considerar o OS da Google insuficiente para impulsionar suas perspectivas de celulares. Porém um usuário foi ao fundo do Harmony OS 2.0 beta para descobrir que o sistema ainda não é independente do Android.
Governo dos EUA deve investir US$ 2 bilhões para tirar Huawei...
Ideia é ajudar operadoras depois de decisão da FCC que exige remover equipamentos
A empresa vem aos poucos lançando atualizações para realizar uma transição para sair do Android sem GMS. Mas, mesmo com uma ideia bastante interessante da fabricante chinesa de quebrar o duopólio do iOS da Apple e do Android do Google, a empresa ainda não conseguiu alcançar isso.
Um desenvolvedor descobriu que a Huawei ainda baseia seus sistema em Android, ele descobriu isso depois de construir um aplicativo simples que roda através da versão Kitkat 4.4.4 do sistema da Google. Segundo ele, o app “Hello World” gera uma mensagem de erro bastante semelhante em dispositivos virtuais Android e HOS.
Conheça os dispositivos da Huawei.
Créditos: XDA-Developers
A mensagem apresenta o mesmo texto, mas substitui o nome Android da mensagem por “HarmonyOS”. Além disso, o desenvolvedor conseguiu abrir a partição do sistema, que apenas confirmou que o sistema da empresa é baseado no framework do Android.
Para verificar se o sistema realmente ainda roda o sistema da Google, um membro do XDA-Developers conseguiu, através do ADB (Android Debug Bridge), passar algumas instruções a um dispositivo virtual rodando o sistema da Huawei. Com isso foi possível extrair boa parte do sistema, revelando que o beta do HOS ainda contém Android em seus códigos.
Créditos: XDA-Developers
Mas o próprio portal explica que tem algumas coisas a serem levadas em consideração nessa história. Pode ser que Harmony OS 2.0 seja apenas uma reformulação do Android, mas que não continuará assim por muito tempo.
Novos produtos inteligentes da Midea funcionarão com Huawei H...
Nova linha de eletrodomésticos inteligentes da empresa foi anunciada e será os primeiros produtos a u...
Isso porque a Huawei havia informado em apresentações anteriores que o AOSP (Android Open Source Project) seria base para um processo de transição, que terminaria quando seu sistema proprietário estivesse pronto.
Com isso, espera-se que futuramente o Harmony OS 2.0 se torne realmente um sistema operacional totalmente independente, aproveitando apenas ao máximo do Android antes de estar pronto.
Fonte: XDA-Developers, GSMArena