Cientistas da NASA e parceiros testam teletransporte quântico
Créditos: Design Boom

Cientistas da NASA e parceiros testam teletransporte quântico

Os resultados indicam uma tendência positiva para o uso desse método para uma internet quântica

Uma equipe de cientistas, formada por profissionais da NASA e parceiros, relatou sucesso em testes com teletransporte sustentado de longa distância de qubits de fótons (quanta de luz), ou simplesmente “teletransporte quântico”. Esses resultados positivos podem ser um passo importante para desenvolver uma internet quântica viável.

De acordo com a equipe, a transmissão dos fótons teve uma taxa de mais de 90% de fidelidade. Os qubits foram teletransportados por 44 quilômetros (27 milhas) através de uma rede de fibra óptica usando detectores de fóton único de última geração.


Design Boom/Reprodução

Para funcionar, o teletransporte quântico de um qubit utiliza o emaranhamento quântico, no qual duas partículas estão fortemente ligadas entre si, o que faz com que a informação seja teletransportada sem importar a distância.

Os profissionais responsáveis pela pesquisa incluem pesquisadores do Fermilab, AT&T, Caltech, a Harvard University, o laboratório de propulsão a jato da NASA e a University of Calgary. Sobre as possibilidades do projeto, o grupo comunicou o seguinte:

Uma internet quântica viável - uma rede na qual as informações armazenadas em qubits são compartilhadas por longas distâncias por meio do emaranhamento - transformaria os campos de armazenamento de dados, sensoriamento de precisão e computação, inaugurando uma nova era de comunicação.

 


Design Boom/Reprodução

Os resultados das experiências foram publicados neste link. Panagiotis Wentzouris, chefe do programa de ciência quântica do Fermilab e um dos co-autores do artigo, disse estar bastante emocionado com o que a equipe conseguiu obter. 

“Esta é uma conquista fundamental no caminho para a construção de uma tecnologia que irá redefinir como conduzimos a comunicação global”, disse ele.

Continua após a publicidade

Dois sistemas tiveram sucesso no transporte de qubits: a Rede Quântica da Caltech (CQNET) e a Rede Quântica da Fermilab (FQNET). A projeção, construção e implantação dos sistemas foram responsabilidades atribuídas ao Programa de Pesquisa Público-Privada da Caltech em Tecnologias e Redes Quânticas Inteligentes, o INQNET.

11/12/2020 às 11:01
Notícia

NASA revela os nomes dos 18 astronautas escolhidos para o pro...

Astronautas serão treinados ao longo dos próximos anos e dois deles andarão na lua

A CQNET e a FQNET, que apresentam processamento de dados quase autônomo, são compatíveis com a infraestrutura de telecomunicações já existente e com os dispositivos de armazenamento e processamento quântico que vêm sendo lançados.

Os resultados positivos do experimento aconteceram alguns meses depois de o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciar um projeto de investimento para a internet quântica. Acesse aqui.

Fonte: Design Boom
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.