Primeira versão alpha do Bliss OS 14, ROM baseada em Android 11, está disponível!
Créditos: XDA Developers

Primeira versão alpha do Bliss OS 14, ROM baseada em Android 11, está disponível!

A ROM suporta ambiente x86 em computadores e Chromebooks dos últimos 4 anos

A primeira versão alpha do Bliss OS 14, primeira ROM de código aberto baseada em Android 11 que suporta o ambiente x86 em computadores e Chromebooks, foi lançada. Essa primeira compilação inclui uma versão 'mínima' do Bliss OS que usa kernel 5.8, mesa 20.1.0, etc., e, claro, não está totalmente estável.

Embora seja um trabalho em andamento, os desenvolvedores conseguiram superar alguns dos problemas iniciais para executar aplicativos ARM e ARM64 nas compilações para PC. Além disso, também foram extraídos o libndk_translation e GApps das imagens do emulador do Google.

Alguns detalhes dessa versão são que, por exemplo, o Android 11 não permite que os usuários ocultem a barra de navegação. Então, os usuários terão que usar o antigo qemu.hw.mainkeys como plano de backup. Há um script (toggle_nav.sh) que pode ser usado para desabilitar / habilitar a barra de navegação virtual e usar a Barra de Tarefas se você preferir. 

Um dos membros mais novos da equipe do Bliss OS e criador do Gearlock, @AXIM0S, também adicionou Rusty-Magisk à ROM permitindo uma camada de compatibilidade integrada com Magisk. Porém, a maioria dos módulos magisk ainda não são funcionais.

Como já comentamos em uma publicação anterior, para usar o Bliss OS 14 é preciso é preciso saber um pouco de programação. O processo de instalação envolve uma instalação pelo código fonte no Linux e, quem sabe, mexer em configurações que serão específicas do seu computador.

o Bliss OS 14 está disponível para a maioria dos Chromebooks, PCs Windows / Linux ou tablets lançados nos últimos 4 anos. Recentemente, a equipe Bliss atualizou o Bliss OS para as versões 11.12 e 11.13, trazendo suporte para emulação ARM64 e Magisk. O código fonte pode ser acessado aqui

Via: XDA
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.