China inicia investigação antitruste contra o Alibaba Group
Créditos: PYMNTS.com

China inicia investigação antitruste contra o Alibaba Group

A Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR) alertou o grupo sobre práticas anticompetitivas na internet

O governo da China iniciou uma investigação antitruste contra o Alibaba Group, o conglomerado que engloba, dentre outros, o Aliexpress. As autoridades convocarão o Ant Financial Services Group, uma das afiliadas do Alibaba, para se reunir com os profissionais reguladores nos próximos dias.

A Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR) alertou o Alibaba sobre a prática chamada de “escolher um entre dois”, que envolve a obrigação de comerciantes de assinar acordos de cooperação exclusiva, algo que os impede de vender em plataformas concorrentes.


Al Jazeera/Reprodução

De acordo com um comunicado do Banco Popular da China, os profissionais responsáveis pela regulação do mercado chinês também vão se reunir com a divisão Fintech do Ant Group, o que cria expectativas a respeito de uma retomada da venda de ações.

O comunicado diz que a reunião pretende “guiar o Ant Group para implementar a supervisão financeira, concorrência justa e proteger os direitos e interesses legítimos dos consumidores”.

16/12/2020 às 09:25
Notícia

Correios investe R$14 milhões em Raio X para entrada de objet...

59 máquinas que serão distribuídas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

Tanto o Alibaba quanto o Ant Group comunicaram que pretendem colaborar com a investigação e cumprir todos os requisitos regulatórios exigidos pelas autoridades. 

Continua após a publicidade

Fred Hu, presidente do Primavera Capital Group em Hong Kong, é um dos principais investidores do Ant Group. Ele recomendou que os mercados globais observassem a ação para avaliar se os movimentos são "politicamente motivados".

“Seria uma tragédia se a lei antitruste fosse vista como se estivesse 'mirando' apenas empresas privadas de tecnologia de sucesso”, disse ele.

Esta operação faz parte de um plano de repressão ao comportamento anticompetitivo no ambiente virtual da China. A investigação ocorre pouco tempo depois da suspensão da oferta pública do Ant Group, em novembro.


G1/Reprodução

Naquela situação, dois dias antes do início das negociações em Xangai e Hong Kong, com o valor planejado de US $ 37 bilhões, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China convocou o fundador do Alibaba, Jack Ma, além dos presidente executivo e CEO do Ant Group, Eric Jing e Simon Hu, respectivamente.

A Bolsa de Valores de Xangai então suspendeu a operação, uma vez que houve “mudanças no ambiente regulatório da tecnologia financeira”.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters, CNBC
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.