Use Android 11 diretamente no seu PC (x86) com o Bliss OS 14
Créditos: DevsJournal

Use Android 11 diretamente no seu PC (x86) com o Bliss OS 14

Fãs modificam novo Android para permitir sua instalação em vários dispositivos

O Android é um sistema operacional de natureza aberta, completamente diferente do restritivo iOS. Isso faz com que entusiastas da tecnologia e fãs da plataforma comecem a mexer imediatamente nos códigos do sistema a cada nova versão, para criar ferramentas e recursos diferentes. E o Bliss OS 14 é o resultado de uma dessas iniciativas, a primeira ROM baseada em Android 11 que suporta o ambiente x86 em computadores e Chromebooks.

Isso significa dizer que é possível instalar o Bliss OS 14 em sistemas compatíveis e transformar seu computador ou Chromebook num grande dispositivo Android 11. Mas antes que você corra para fazer o download, é importante se atentar a algumas informações.

Primeiro, é necessário saber um pouco de programação para fazer a instalação do Bliss OS 14. O processo envolve uma instalação pelo código fonte no Linux e, quem sabe, mexer em configurações que serão específicas do seu computador.

Além disso é bom atentar ao fato de que o Bliss OS 14 está no seu primeiro lançamento. Ou seja, é uma versão alfa da ROM. Isso significa que bugs e travamentos não são apenas possíveis, são esperados. O próprio time lista os problemas que já são conhecidos. Traduzimos abaixo alguns deles:

- Modos de hibernação não funcionam direito em algumas máquinas. Às vezes podem fazer o sistema reiniciar
- Algumas máquinas ainda têm problemas de volume e de som, use um equalizador de terceiros ou controle de volume
- Bluetooth em alguns sistemas
- Rotação não funciona em alguns dispositivos
- Alguns apps baseados em ARM/ARM64 não funcionam
- Navegador Firefox fecha à força em algumas máquinas

É a famosa situação de "testar por sua conta e risco". Os códigos e instruções para instalação podem ser encontrados gratuitamente numa página do GitLab. Segundo o time por trás do Bliss, todas as builds do Bliss OS 14 incluem:

Continua após a publicidade

- Kernel atualizado para 5.8
- Script para desabilitar a barra de navegação
- Barra de tarefas (launcher no modo desktop)
- Launcher3 (launcher para modo normal de tablet)

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.