Apple encomenda primeira leva de chips de 3 nm da TSMC [RUMOR]

Apple encomenda primeira leva de chips de 3 nm da TSMC [RUMOR]

A previsão de início da produção em massa é para 2022; os testes e protótipos estão programados para 2021

Apesar do lançamento recente dos primeiros chips de 5 nm, a Apple e a TSMC estão de olho no futuro. Rumores apontam que a Apple já encomendou boa parte dos chips de 3nm que a TSMC planeja produzir para 2022. A ideia é que a certificação e os protótipos sejam trabalhados ao longo de 2021, com a produção em massa iniciando no ano seguinte.

De acordo com o site Money.UDN, os testes primordiais estão acontecendo sem problemas, e a cadeia de produção de chips de 3 nm está em um ritmo direcionado à capacidade de produção anual de 600.000 peças, ou 50.000 por mês.

19/12/2020 às 18:26
Notícia

Galaxy S21 Plus com Snapdragon 888 supera iPhone 12 Pro Max e...

O vídeo foi publicado no canal do YouTube “Random Stuff 2”; veja abaixo

O Money.UDN relatou que, segundo a TSMC, os investimentos na montagem dos chips de 3 nm necessitariam de 300 milhões de chips sendo usados por 2 anos para se pagar. Felizmente, para essa situação, a Apple vem adotando rapidamente chips de design próprio.

Nesse caso, o site afirma que a Apple pretende utilizar o 3nm da TSMC para produzir seus próprios chips da série M para Mac e iPad. Ainda é possível que a empresa aproveite o material para construir processadores da série A para iPhones no futuro.


Adrenaline/Reprodução

Declarações anteriores da TSMC revelaram que a fabricante planeja fornecer um aumento de desempenho entre 10% e 15% em relação à tecnologia atual, de 5nm. Também é esperado que os novos chips concedam entre 20% e 25% a mais de economia de energia.

Apesar dos avanços, a TSMC tem perdido alguns funcionários para concorrentes. Nos últimos meses, empresas como Quanxin Integrated Circuit Manufacturing (QXIC) e Wuhan Hongxin Semiconductor Manufacturing Co (HSMC), por exemplo, contrataram mais de 50 ex-funcionários da TSMC.

Continua após a publicidade

21/12/2020 às 13:58
Notícia

Snapdragon 888 tem desempenho inferior ao A14 Bionic, da Apple

Primeiros benchmarks revelam que a Apple possui grande vantagem em relação a Qualcomm

De qualquer forma, para fornecer aos clientes mais opções e estender a vida útil da família de 5 nm, a TSMC planeja primeiro lançar uma linha de chips de 4 nm. 

A Samsung também visa participar desse setor, e adiantou os trabalhos de seus chips, sendo possível até que ela pule diretamente de 5 nm para 3 nm. Ainda assim, espera-se que a TSMC esteja 6 meses na frente da Samsung.

Fonte: Money.UDN, Apple Insider
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.