Apesar do lançamento recente dos primeiros chips de 5 nm, a Apple e a TSMC estão de olho no futuro. Rumores apontam que a Apple já encomendou boa parte dos chips de 3nm que a TSMC planeja produzir para 2022. A ideia é que a certificação e os protótipos sejam trabalhados ao longo de 2021, com a produção em massa iniciando no ano seguinte.
De acordo com o site Money.UDN, os testes primordiais estão acontecendo sem problemas, e a cadeia de produção de chips de 3 nm está em um ritmo direcionado à capacidade de produção anual de 600.000 peças, ou 50.000 por mês.
Galaxy S21 Plus com Snapdragon 888 supera iPhone 12 Pro Max e...
O vídeo foi publicado no canal do YouTube “Random Stuff 2”; veja abaixo
O Money.UDN relatou que, segundo a TSMC, os investimentos na montagem dos chips de 3 nm necessitariam de 300 milhões de chips sendo usados por 2 anos para se pagar. Felizmente, para essa situação, a Apple vem adotando rapidamente chips de design próprio.
Nesse caso, o site afirma que a Apple pretende utilizar o 3nm da TSMC para produzir seus próprios chips da série M para Mac e iPad. Ainda é possível que a empresa aproveite o material para construir processadores da série A para iPhones no futuro.
Adrenaline/Reprodução
Declarações anteriores da TSMC revelaram que a fabricante planeja fornecer um aumento de desempenho entre 10% e 15% em relação à tecnologia atual, de 5nm. Também é esperado que os novos chips concedam entre 20% e 25% a mais de economia de energia.
Apesar dos avanços, a TSMC tem perdido alguns funcionários para concorrentes. Nos últimos meses, empresas como Quanxin Integrated Circuit Manufacturing (QXIC) e Wuhan Hongxin Semiconductor Manufacturing Co (HSMC), por exemplo, contrataram mais de 50 ex-funcionários da TSMC.
Snapdragon 888 tem desempenho inferior ao A14 Bionic, da Apple
Primeiros benchmarks revelam que a Apple possui grande vantagem em relação a Qualcomm
De qualquer forma, para fornecer aos clientes mais opções e estender a vida útil da família de 5 nm, a TSMC planeja primeiro lançar uma linha de chips de 4 nm.
A Samsung também visa participar desse setor, e adiantou os trabalhos de seus chips, sendo possível até que ela pule diretamente de 5 nm para 3 nm. Ainda assim, espera-se que a TSMC esteja 6 meses na frente da Samsung.
Fonte: Money.UDN, Apple Insider