Enquanto operava seu drone DJI Mavic Air 2 em um voo recreacional e acompanhado de seus filhos, Josh Hug, professor na Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriu uma mulher incapacitada pelas ondas em Pacifica Beach e acabou efetuando seu resgate.
Homem é encontrado por empresa especializada em drones após 4...
Motorista sofreu o acidente depois de dormir no volante
"Estávamos apenas procurando coisas para fazer com as crianças”, disse Hug à NBC Bay Area. “Eu trouxe o drone para passar um tempo com eles”. Hug então pegou o drone e foi para a costa depois de ouvir sobre um aviso de ondas altas na área. "Sempre fui fascinado por ondas gigantescas", disse ele.
Quando Hug chegou em Pacifica Beach com seus filhos e começou a voar o drone, ele ficou empolgado com as imagens obtidas. "Eu estava olhando para o meu telefone, olhando para as rochas. As ondas estavam explodindo contra as rochas, era algo realmente bonito de se ver”. Foi então que ele notou algo diferente no cenário.
Reprodução/NBC Bay Area
"Eu notei que havia alguém que parecia ter acabado de ser derrubado por uma onda", disse Hug. "Vi que era alguém com um cachorro e eles pareciam estar rolando com as ondas e eu pensei, 'Isso não é bom'”. O que Hug viu foi uma mulher caída na areia com a face voltada para o chão enquanto as ondas batiam nela. Como não havia ninguém mais por perto, ele deixou o controle do drone de lado e correu para ajudar a mulher, que parecia estar totalmente incapacitada.
Reprodução/NBC Bay Area
De acordo com as declarações dele à NBC Bay Area, a mulher mal conseguia se mover enquanto Hug tentava ajudá-la e nesse ponto ele entendeu que se tratava de uma situação de vida ou morte. O que aconteceu depois é que enquanto Hug tentava ajudar a mulher, seu drone com bateria baixa começou a retornar sozinho para sua base e com isso ele acabou filmando enquanto Hug se esforçava para ajudá-la e mantê-la longe do alcance das ondas do mar.
Reprodução/NBC Bay Area
Hug não estava conseguindo erguer a mulher sozinho, então tudo o que ele conseguia fazer era manter a cabeça dela acima da água e gritar por ajuda enquanto torcia para que ondas grandes não viessem contra eles. "Se uma onda grande viesse, não teria como ela ficar bem", disse Hug. "Eu senti como se o tempo estivesse acabando".
Depois de algum tempo dois outros homens viram o que estava acontecendo e se uniram a Hug para tentar resgatar a mulher. Juntos eles conseguiram levá-la para longe da água. "Acho que ele é um herói", disse Jeff Huntze, chefe do batalhão da North County Fire Authority. Ele e uma equipe de socorristas chegaram ao local minutos depois que a mulher foi retirada da água. Se Hug não tivesse corrido para ajudá-la, ela poderia ter se afogado bem antes dos socorristas chegarem ao local.
A história do resgate da mulher nos Estados Unidos também chamou a atenção de Brendan Schulman, vice-presidente de Política e Assuntos Jurídicos da DJI:
Um outro incidente recente envolvendo drones ocorreu no início de dezembro aqui no Brasil. Francisco Erlando Evangelista Cavalcante foi encontrado após 40 horas desaparecido com a ajuda de uma empresa especializada em monitoramento com drones. O homem de 34 anos foi encontrado e resgatado em uma ribanceira perto da rodovia MG-190, entre Monte Carmelo e Iraí de Minas, em Minas Gerais. Saiba mais aqui.
Via: DroneDJ, Gizmochina Fonte: NBC Bay Area