De acordo com fontes da agência de notícias Bloomberg, a Microsoft está desenvolvendo seus próprios chips baseados na arquitetura ARM para uso em servidores e em novos dispositivos da linha Surface. Com isso a empresa basicamente estaria seguindo os mesmos passos da Apple com seu chip M1, desenvolvido para reduzir sua dependência da Intel. Uma diferença é que as fontes da agência de notícias - funcionários da Microsoft que pediram para permanecer anônimos - dizem que a empresa estaria usando designs da própria Arm. No caso da Apple, ela licencia o conjunto de instruções e desenvolve seus próprios designs - é por isso que os chips da empresa são conhecidos como 'Apple Silicon'.
Apple finalmente revela seu SoC M1 personalizado para computa...
Chip de 5nm baseado em ARM promete 2x mais desempenho que geração anterior.
Embora a Microsoft já tenha chips baseados na arquitetura ARM, o SQ1 e o SQ2, em dispositivos da linha Surface como o Surface Pro X, eles foram desenvolvidos pela empresa em parceria com a Qualcomm e são baseados nos chips Snapdragon 8cx e Snapdragon 8cx Gen 2, respectivamente.
Se a Microsoft for mesmo seguir os passos da Apple com seus próprios chips baseados na arquitetura ARM, faz mais sentido que ela desenvolva os chips para uso em servidores e continue com os chips SQ1 e SQ2 para os dispositivos da linha Surface. A Amazon, por exemplo, utiliza seus próprios chips Graviton em alguns data centers.
A unidade de design de chips da empresa responde a Jason Zander, chefe do negócio de nuvem Azure, em vez de Panos Panay, que supervisiona os produtos Surface. Representantes da Microsoft e da Arm se recusaram a comentar especificamente se a empresa está mesmo trabalhando nos novos chips.
"Como o silício é um bloco de construção fundamental para a tecnologia, continuamos investindo em nossas próprias capacidades em áreas como design, fabricação e ferramentas, ao mesmo tempo em que promovemos e fortalecemos parcerias com uma ampla gama de provedores de chips".
-- Frank Shaw, porta-voz da Microsoft, em resposta ao artigo da Bloomberg
Microsoft SQ1 - chip usado em alguns dispositivos da linha
Surface foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm
(Reprodução/Microsoft)
Vale lembrar também que no passado a Microsoft já havia dito que estava planejando lançar uma versão do Windows Server para a arquitetura ARM, assim como ela fez com Windows 10. Esta versão poderia ser usada em data centers da plataforma de computação em nuvem Azure e seriam um bom cenário de uso para os supostos novos chips.
A Microsoft intensificou a contratação de engenheiros de processadores nos últimos anos, recrutando profissionais de fabricantes de chips como Intel, AMD e NVIDIA. A empresa também contratou alguns profissionais da Qualcomm depois que ela abandonou seus esforços para o desenvolvimento de chips para servidores. Se isso resultará ou não em chips próprios da Microsoft, teremos que esperar para ver.
Via: Adrenaline, Ars Technica, Neowin.net Fonte: Bloomberg