SpaceX economizou pelo menos US $35 milhões em 2020 reutilizando peças

SpaceX economizou pelo menos US $35 milhões em 2020 reutilizando peças

A estimativa é que durante o ano a empresa tenha empregado sete conjuntos de carenagem, que foram reutilizados

Ao longo de 2020, a SpaceX alcançou um dos principais objetivos de seu CEO, Elon Musk: reduzir o custo do lançamento de foguetes. De acordo com um levantamento de dados feito pelo site WCCFTech, a economia neste ano pode ter chegado a US $42 milhões.

Um dos pontos mais favoráveis para essa economia foi a reutilização da “carenagem”, um componente que protege a carga útil do foguete das forças aerodinâmicas e atmosféricas encontradas pelo veículo em sua trajetória.

03/12/2020 às 15:04
Notícia

SpaceX deve começar missões para Marte em 2022, diz Elon Musk

O esperado é que missões tripuladas aconteçam em até seis anos

A estimativa é de que a SpaceX tenha reutilizado sete conjuntos completos de carenagem. Em uma coletiva de imprensa em 2017, Elon Musk revelou que cada conjunto custava cerca de US $6 milhões para ser fabricado. Fazendo as contas, tem-se a quantia de US $42 milhões.

Entretanto, pode ser que a economia tenha sido menor. O WCCFTech avalia, por exemplo, ser possível que as eficiências da fabricação reduzam o custo da carenagem para US $5 milhões, o que geraria um valor de US $35 milhões poupados.


WCCFTech/Reprodução

Além disso, os 6 milhões de dólares por conjunto de carenagem, divulgados por Elon Musk, se referiam a 2017. Não se sabe a respeito de alteração de valores, algo que seria crucial para um cálculo mais exato.

A imagem abaixo lista as missões realizadas pela SpaceX em 2020, com base em transmissões ao vivo realizadas pela empresa. Ao todo, foram 26 operações, cinco das quais eram missões Crew e Cargo Dragon que não utilizavam carenagens e 14 foram lançamentos Starlink.

Continua após a publicidade


WCCFTech/Reprodução

É importante observar que a maior parte dessas economias de custos foi para a própria SpaceX. Exceto pela missão do satélite de comunicação SXM-7 da Sirius XM, que reutilizou uma metade da carenagem, todas as outras resgatadas foram para missões Starlink

O investimento se justifica pelo fato dessas missões fornecerem à SpaceX a margem financeira necessária para o início do estabelecimento da constelação.

A principal conquista da empresa de Elon Musk foi desenvolver um foguete reutilizável de primeiro estágio, que reduz significativamente o custo de lançamentos. Neste caso, a maior parte das economias se concentra na reutilização do motor.

Fonte: WCCFTech
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.