Snapdragon 888 tem desempenho inferior ao A14 Bionic, da Apple
Créditos: Reprodução/wccftech

Snapdragon 888 tem desempenho inferior ao A14 Bionic, da Apple

Primeiros benchmarks revelam que a Apple possui grande vantagem em relação a Qualcomm

Leitura Rápida

  • O Snapdragon 888 foi lançado recentemente e ainda não foi usado em nenhum aparelho
  • Apesar disso, os primeiros benchmarks revelam que seu desempenho fica cerca de 17% abaixo do A14 Bionic, da Apple
  • Ele também fica abaixo em processamento de gráficos
  • Isso indica que o iPhone 12 Pro serão melhores que os lançamentos topo de linha Android do próximo ano
  • Ainda é necessário comprovar essas informações com testes reais para ter um melhor comparativo

A Qualcomm anunciou o seu SoC topo de linha, Snapdragon 888, há pouco tempo. Os primeiros benchmarks começaram a ser divulgados, mostrando que o chip não será o melhor entre os topos de linha. Em muitos testes, ele perde para o desempenho visto com o chipset A14 Bionic E A13 Bionic, da Apple, presente no iPhone 12 e 11. 

O Snapdragon 888 traz aprimoramentos importantes para a linha de processadores da Qualcomm. Já havia sido divulgados outros resultados, feitos pela própria desenvolvedora, mostrando um bom desempenho. Ele ainda não está presente em nenhum smartphone, por ter sido apresentado oficialmente há pouco tempo. 

Apesar de não ter sido aplicado pela indústria, o site Anandtech conseguiu localizar testes feitos no Geekbench. Os resultados obtidos são realmente impressionantes, ficando acima da maioria dos concorrentes, bem como das versões anteriores da Qualcomm, já presentes no mercado. o que mais chama a atenção é que ele perde não somente para o iPhone 12 Pro, com A14 Bionic, como também está atrás do iPhone 11 Pro, com A13 Bionic, lançado em 2019.

Como mencionado, isso não significa que ele possui um desempenho ruim, ao contrário. O Snapdragon 888 é desenvolvido com a litografia de 5nm, com um núcleo ARM Cortex X-1 e três núcleos ARM Cortex-A78. O SoC da Qualcomm consegue atingir 2,84 GHz de Clock e suporta o mais recente Wi-Fi 6.

Para por em perspectiva, o Snapdragon 888 apresenta 1135 pontos, em termos de desempenho de núcleo único. Seu antecessor, o Snapdragon 865 Plus, marcou 983 pontos. Esse é um salto consideravelmente grande, comparando uma geração com a outra. Ano a ano a Qualcomm tem um aumento de 23,5% de desempenho.

A Qualcomm é uma empresa especializada em SoCs, que alimentam uma cadeia de smartphones Android. Tradicionalmente, são as melhores opções do mercado. A Apple, por sua vez, conseguiu desenvolver um chip mais potente em todos os aspectos testados. Comparando com a CPU, o A14 Bionic é 17% melhor que o Snapdragon 888. 

01/12/2020 às 12:09
Notícia

Qualcomm apresenta o Snapdragon 888, seu novo chip high-end p...

Sucessor do Snapdragon 865 promete melhora em IA, câmera e games

Continua após a publicidade

Quando é comparado o desempenho gráfico, feito pela GPU presente nos SoCs, a Apple ainda se sobressai. O Snapdragon 888 fica atrás das duas últimas gerações apresentadas pela concorrente, tanto o A14 Bionic, quanto o A13 Bionic.

Essas são as primeiras informações de desempenho do Snapdragon 888. É muito possível que, dependendo da combinação de hardwares dos smartphones, os resultados sejam diferentes. Outra possibilidade é lançar uma versão "overclocada", que melhore o desempenho geral e modifique os números mostrados. 

O que esses primeiros benchmarks indicam é que o iPhone 12 será melhor em desempenho que todos os carros chefe Android lançados em 2021. Isso inclui dispositivos gamers, que usam o SoC Snapdragon, como ROG Phone, por exemplo. Ainda é necessário que testes reais sejam feitos para confirmar as informações reveladas.

Via: WCCFTech, WCCFTech
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.