O Windows 10 20H2 (ou Windows 10 October 2020 Update) foi lançado pela Microsoft em outubro deste ano e desde então esta versão já recebeu algumas atualizações cumulativas com correções e pequenas melhorias. O problema é que a atualização cumulativa mais recente disponibilizada no último dia 8 de dezembro, identificada como KB4592438, está causando problemas em alguns PCs.
A versão 20H2 do Windows 10 está em 8,8% dos PCs, após recuo ...
A versão 20H2 foi lançada em 10 de outubro deste ano, e os usuários do Windows 10 ainda não recebem a...
Mais especificamente, a atualização causa a ocorrência da tela azul da morte (BSOD) quando o usuário executa manualmente o comando chkdsk (Check Disk). Este comando, que também está presente em outras versões do sistema operacional, verifica a integridade da unidade de armazenamento do computador em busca de erros no sistema de arquivos e de outros problemas físicos e lógicos. Detalhes sobre este comando podem ser encontrados na documentação técnica disponibilizada aqui pela Microsoft.
Com a atualização KB4592438 instalada no Windows 10 20H2, a execução do comando “chkdsk c: / f” causará a ocorrência da BSOD no sistema operacional. Este comando específico verifica a unidade de armazenamento contendo o sistema operacional e corrige os erros encontrados.
Relatos de usuários na Web afirmam que a BSOD ocorre principalmente quando o comando é executado para verificar um SSD em vez de um disco rígido tradicional. De acordo com o relato de um usuário de um fórum alemão, múltiplos PCs em uma escola apresentaram o problema após o administrador instalar a atualização KB4592438 e executar o comando mencionado acima.
Reprodução/Nero24/Planet3DNow
Até que uma solução definitiva seja disponibilizada pela Microsoft, os usuários podem contornar o problema evitando o uso do comando “chkdsk c: / f”. Para quem precisa executar este comando, a recomendação é que os usuários desinstalem a atualização KB4592438 para evitar a ocorrência da BSOD.
Para desinstalar a atualização, clique no link Desinstalar atualizações no Histórico de atualizações do aplicativo Configurações:
Reprodução/Fabio Rosolen
Depois basta localizar a atualização KB4592438 na lista e clicar em Desinstalar:
Reprodução/Fabio Rosolen