Samsung apresentará seu novo processador Exynos em 12 de janeiro
Créditos: Divulgação Samsung

Samsung apresentará seu novo processador Exynos em 12 de janeiro

Chip pode ser o Exynos 2100, novo modelo high end que virá equipado nos smartphones topo de linha da empresa

A Samsung vem sendo palco de diversos boatos recentemente, principalmente pelo lançamento dos novos modelos da série Galaxy S21, que serão alimentados pelo novo processador Snapdragon 888 e o não anunciado Exynos 2100. Porém a empresa vem mantendo o sigilo total sobre o novo chip, mesmo com ele aparecendo em diversos benchmarks recentemente. Hoje para acabar de vez com o suspense, a empresa anunciou no seu twitter a data oficial de lançamento do novo chipset Exynos.

18/12/2020 às 12:14
Notícia

Imagens oficiais de modelos Samsung Galaxy S21 confirmam cores

Novas renderizações também mostram um pouco mais sobre o S21 Ultra

Na postagem a empresa fala que “um Exynos totalmente novo está chegando”, anunciando a data 12 de janeiro de 2021 para o anúncio oficial do novo chip. Segundo diversos rumores, essa data é apenas dois dias antes da esperada para a data de lançamento dos novos modelos da linha Galaxy S21.

Não se tem nenhuma confirmação ainda sobre qual realmente é o nome do chip que a Samsung pretende mostrar, mas diversas notícias vêm apontando realmente para a primeira exibição pública do novo SoC carro-chefe da empresa

Conheça todos os smartphones da Samsung.

Espera-se que o Exynos 2100 siga seu concorrente da Qualcomm e também seja construído com o novo processo de 5 nm. Essa evolução no processo pode ser um sinal de avanço nos chips da empresa, principalmente se ela conseguir resolver os problemas de temperatura que o Exynos 990 SoC, construído no processo de 7 nm, apresenta.

Continua após a publicidade

Segundo o que vem sendo vazado nos últimos meses, o chip virá com um arranjo 1 + 3 + 4, com núcleos núcleos Cortex-X e Cortex-A da ARM, mudando a forma que a Samsung constrói seus processadores, que era 2 + 2 + 4.

16/12/2020 às 10:37
Notícia

Samsung confirma que linha NOTE não será descontinuada

A empresa pode ainda lançar um novo modelo da série no próximo ano

Com isso o SoC virá com um núcleo de desempenho ultra-alto Cortex-X1, com um de clock de 2,91 GHz. Esse núcleo se juntaria a mais três de alto desempenho com clock de 2,8 GHz, na microarquitetura Cortex-A78.

A “outra metade” do Exynos 2100 viria com núcleos focados em eficiência energética. Esses quatro núcleos operariam em um clock de até 2,4 GHz e funcionam em Cortex-A55.

Caso essa configuração realmente se confirme, isso pode ser um sinal de mudança entre a Samsung e a Qualcomm. Pela primeira vez em muito tempo, a fabricante de smartphones está fazendo um chip proprietário com potência o suficiente para competir, e até superar, os processadores da empresa de San Diego.

Além das mudanças no seu processador, a gigante sul-coreana estaria substituindo também as GPUs do seu processador. Com isso a placa gráfica G77 que vem com os Exynos 990 está sendo trocada pela nova Mali-G78.

Essas mudanças estão sendo positivas em alguns benchmarks, mas ainda ficando uma dúvida sobre o desempenho do chip em testes reais. 

Independente do chip que for anunciado no dia 12 de janeiro, os smartphones da série Galaxy S21 já foram confirmados para virem com o novo Exynos 2100 SoC na Índia, e teve a confirmação também localizada para os mercados europeus.

Via: GizmoChina Fonte: Samsung
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.