A Google e a Qualcomm se uniram numa nova parceria para garantir um suporte ao Android mais prolongado em celulares com processadores Snapdragon. Começando com o Snapdragon 888, smartphones com futuros SoCs da Qualcomm vão receber 4 versões do Android: a de lançamento e mais três updates. Atualizações de segurança, que são até mais importantes, serão suportadas por quatro anos.
A parceria pode ser considerada o primeiro resultado expressivo do Project Treble, anunciado pela Google em 2017. A iniciativa da empresa visa justamente tornar o processo de atualizar o Android em algo mais simples, para ampliar a distribuição de novas versões.
Desde a criação dos primeiros smartphones Android, a distribuição de atualizações do sistema operacional tem sido complicada para a Google e suas parceiras. Isso por causa da própria universalidade do sistema operacional, que precisa ser otimizado para um imenso número de plataformas e aumenta o trabalho necessário para testar suas novas versões em diversos modelos de smartphone. É um problema que a Apple nunca teve, já que detém controle total do ecossistema de seus dispositivos.
Project Treble da Google promete trazer updates do Android ma...
Confira a lista de novos dispositivos compatíveis com o projeto do Google
A Google passou, então, os últimos três anos especialmente dedicada em melhorar esse cenário através do Project Treble. No lançamento da linha Galaxy Note 20, da Samsung, a fabricante prometeu três grandes updates do Android para smartphones da linha, e é claro que os celulares Pixel, da própria Google, também são atualizados por uma longa janela.
Os esforços da Google podem ser vistos no gráfico abaixo, que mostra como a adoção do Android 10 foi exponencialmente mais rápida que a do Android Pie. O Android 11 é bem mais novo, mas já começou um pouco melhor que o 10.
Mas um suporte tão abrangente como essa nova parceria com a Qualcomm nunca tinha aparecido. A Google diz que todo aparelho que lançar com um processador Snapdragon e o Android 11 já vai receber esse suporte estendido. Não temos informações ainda sobre outras fabricantes de processadores recebendo o mesmo privilégio.
Fonte: GSMArena