SoCs da Qualcomm vão suportar 3 updates do Android, começando pelo Snapdragon 888
Créditos: ScoopWhoop

SoCs da Qualcomm vão suportar 3 updates do Android, começando pelo Snapdragon 888

Parceria com a Google garante também pelo menos 4 anos de updates de segurança

A Google e a Qualcomm se uniram numa nova parceria para garantir um suporte ao Android mais prolongado em celulares com processadores Snapdragon. Começando com o Snapdragon 888, smartphones com futuros SoCs da Qualcomm vão receber 4 versões do Android: a de lançamento e mais três updates. Atualizações de segurança, que são até mais importantes, serão suportadas por quatro anos.

A parceria pode ser considerada o primeiro resultado expressivo do Project Treble, anunciado pela Google em 2017. A iniciativa da empresa visa justamente tornar o processo de atualizar o Android em algo mais simples, para ampliar a distribuição de novas versões. 

Desde a criação dos primeiros smartphones Android, a distribuição de atualizações do sistema operacional tem sido complicada para a Google e suas parceiras. Isso por causa da própria universalidade do sistema operacional, que precisa ser otimizado para um imenso número de plataformas e aumenta o trabalho necessário para testar suas novas versões em diversos modelos de smartphone. É um problema que a Apple nunca teve, já que detém controle total do ecossistema de seus dispositivos.

03/04/2018 às 09:22
Notícia

Project Treble da Google promete trazer updates do Android ma...

Confira a lista de novos dispositivos compatíveis com o projeto do Google

A Google passou, então, os últimos três anos especialmente dedicada em melhorar esse cenário através do Project Treble. No lançamento da linha Galaxy Note 20, da Samsung, a fabricante prometeu três grandes updates do Android para smartphones da linha, e é claro que os celulares Pixel, da própria Google, também são atualizados por uma longa janela.

Os esforços da Google podem ser vistos no gráfico abaixo, que mostra como a adoção do Android 10 foi exponencialmente mais rápida que a do Android Pie. O Android 11 é bem mais novo, mas já começou um pouco melhor que o 10.

Continua após a publicidade

Mas um suporte tão abrangente como essa nova parceria com a Qualcomm nunca tinha aparecido.  A Google diz que todo aparelho que lançar com um processador Snapdragon e o Android 11 já vai receber esse suporte estendido. Não temos informações ainda sobre outras fabricantes de processadores recebendo o mesmo privilégio.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.