A Apple lançou recentemente o novo MacBook Air M1, seu primeiro dispositivo com processador baseado na arquitetura ARM. Muito se questionou sobre o quão potente os novo chip da empresa poderia ser e buscando resolver essa questão, o portal PCWorld fez testes de desempenho do novo Macbook contra o Surface Pro X.
O benchmark visa testar como é o desempenho dos modelos dos novos dispositivos ARM da Apple contra os modelos da Microsoft. O teste utilizou programas feitos para processadores com arquitetura x86 de 64 bits, rodando através dos emuladores oficiais.
Desenvolvedor consegue rodar Windows 10 em Mac M1
Apple não tem licença da Microsoft para rodar sistema operacional nativamente em seus notebooks
Porém existem apenas alguns modelos que ainda rodam Windows Arm, sendo eles com apenas duas opções de chips da Qualcomm, os Snapdragon 8cx e 8cx Gen 2. Esses processadores, que são chamados de SQ1 e SQ2, são fruto de uma parceria da Microsoft junto a Qualcomm, e são equipados apenas no Surface Pro X.
Para o comparativo, o portal utilizou o SQ1 pois considerou que os ganhos de mudança de geração são mínimos.
Créditos: PC World
No teste realizado no Geekbench 5, MacBook Air apresentou uma grande vitória já no teste de operação em um núcleo único, atingindo 1730 pontos, sendo quase 1000 pontos a mais que o concorrente.
Se a vitória em um único núcleo não fosse satisfatória, o novo dispositivo da Apple acabou de vez com a concorrência no benchmark de multi-core. O novo processador da empresa apresentou uma pontuação de 7454 pontos, superando os 2734 pontos do Surface.
A "vitória" dominante também aconteceu no teste Cinebench, da Maxon. O M1 conseguiu uma pontuação de multi-core de 1496 e 6838, respectivamente, superando sem problema nenhum os 371 e 1604 do modelo da Microsoft.
Créditos: PC World
Essa diferença ocorre também durante aplicações mais diárias. Em um teste no Handbrake, que realiza a transcodificação de vídeos, o MacBook converteu um vídeo de 4K com duração de 12 minutos para um arquivo 1080p H.265 seis vezes mais rápido que o Pro X.
Vale a pena ressaltar que o emulador emulador x86 oficial da Microsoft ainda está em desenvolvimento e sendo testado como beta. Mas mesmo assim a gigante de Redmond não tem, ou ao menos não apresentou ainda, recursos para bater de frente com os novos hardwares concorrentes.
Apple está fazendo um processador de alto desempenho com 32 n...
Após o sucesso do novo SoC M1 a Apple está cada vez mais investindo em processadores próprios e aband...
A Apple pretende mudar todos seus futuros dispositivos para a arquitetura ARM, para a isso a empresa vai investir pesado na criação de variantes para seus chip, com boatos de modelo de SoC de alto desempenho com 128 núcleos, divididos entre CPU e GPU. Independente do número de núcleos, os novos processadores da marca podem marcar uma mudança de paradigma na computação pessoal.
Via: Apple Insider Fonte: PC World