Cabo submarino para conexão de alta velocidade com a Europa é ancorado em Fortaleza
Créditos: OneIndia

Cabo submarino para conexão de alta velocidade com a Europa é ancorado em Fortaleza

Cabo de fibra óptica tem 6.000 km: metade do tamanho do atual, que passa antes pelos EUA

O novo cabo submarino de fibra óptica ligando o Brasil à Europa para internet de alta velocidade foi ancorado nessa semana em Fortaleza, na Praia do Futuro. O cabo vai medir 6.000 km e ligar a cidade do Ceará a Sines, em Portugal, transmitindo dados com uma velocidade de até 72 terabits por segundo, com uma latência de apenas 60 milissegundos. A partir de sua conexão em Fortaleza, mais provedoras vão poder oferecer internet de fibra óptica de alta velocidade para diversos pontos no Brasil, além de oferecer mais um ponto para implementação da infraestrutura de 5G.

A ancoragem do cabo, que aconteceu na segunda-feira, dia 14 de dezembro, é apenas o começo do projeto. Aqui no Brasil, o cabo vai se estender ainda para oferecer pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto no exterior serão estabelecidas conexões também em outros países europeus, na África, ilhas do Atlântico e na Guiana Francesa. A estimativa é que toda a instalação seja concluída até meados de 2021.

25/05/2020 às 13:32
Notícia

Pesquisadores atingem 44.2 Tbps através de cabo de fibra ópti...

Dispositivo chamado microcomb substituiu os lasers tradicionais nos equipamentos

A declaração acima veio de Fábio Faria, ministro das Comunicações do Brasil. Ele se refere a um dos cabos que nosso país usa atualmente para oferecer pontos de internet de alta velocidade, que vai da Europa aos EUA e só depois vem para o Brasil. Isso dobra a extensão necessária da fiação. O novo cabo, com seus 6.000 km, mede metade desse cabo referido por Faria, que tem uma extensão total de 12.000 km.

O novo cabo submarino será instalado por uma empresa privada, a Ellalink, o que vai resultar num custo total de R$ 1 bilhão para sua instalação, se tudo ocorrer conforme os planos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Olhar DIgital
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.