Na última segunda-feira, 14 de dezembro, um eclipse pode ser observado em vários países da América do Sul - e, claro, muita gente registrou esse momento.
Eclipse total do Sol poderá ser assistido no Brasil dia 14 de...
Lua nova passará pela frente do Sol durante um período de 24 minutos
O fenômeno de ontem foi, especificamente, um eclipse solar. Isso significa que o Sol, a Terra e a Lua estavam alinhados de forma que a luz solar não pudesse chegar ao nosso planeta. A Lua nova passou pela frente da grande estrela do Sistema Solar durante um período de 24 minutos.
Tratando-se de Brasil, o evento pode ser visto parcialmente nas regiões Sul e Sudeste. Já no Chile e Argentina, por exemplo, as pessoas tiveram a experiência completa.
Abaixo, você confere algumas das fotografias capturadas durante o eclipse:
Claro, também existem vários registros das pessoas observando o fenômeno com óculos de proteção. Durante um eclipse, é sempre importante tomar os devidos cuidados, como não olhar diretamente para o Sol a olho nu. É preciso utilizar equipamentos de proteção eficiente contra raios solares para evitar danos aos olhos, já que parte da luz que é emitida pelo astro é de alta energia, o que pode causar danos permanentes.
Como já comentamos em outra publicação, Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), a maneira mais segura de observar o fenômeno é através de projeção.
De acordo com os cálculos, este foi o último eclipse de 2020. No próximo ano, devem haver 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares com as seguintes datas:
- Eclipse Lunar Total em 26 de maio
- Eclipse Anular do Sol em 10 de junho
- Eclipse Lunar Parcial em 19 de novembro
- Eclipse Solar Total em 4 de dezembro