Leitura Rápida
- Primeiro voo espacial feito pela nova base no Novo México da Virgin Galactic foi abortado
- A espaçonave motorizada VSS Unity teve o seu motor desligado antes do previsto
- Isso fez com que os pilotos precisassem planar e retornar a base, não concluindo o objetivo
- Esse seria o terceiro teste feito pela empresa
- A Virgin Galactic já informou que possui a solução para o problema e novos testes serão feitos em breve
A Virgin Galactic, empresa de turismo espacial de Richard Branson, precisou encerrar a missão antes do previsto. O primeiro voo de teste com uma espaçonave motorizada VSS Unity teve o seu motor desligado de forma muito precoce. Isso resultou em um pouso forçado ao solo. Apesar do problema, nenhum dos tripulantes se feriu e nada grave ocorreu.
O principal problema foi o fato da missão precisar ser cancelada, não concluindo o objetivo. O avião espacial da empesa estava saindo da nova sede no Novo México. O intuito era fazer com que a nave chegasse ao espaço, levando alguns suprimentos para a NASA. O propósito foi suspenso devido ao problema com o motor. Todo o voo foi transmitido ao vivo pela Twitch.
O avião espacial usado para o teste chama-se VSS Unity. A sua decolagem e saída dos porta-aviões ocorreu normalmente, conforme planejado. O problema aconteceu quando o seu motor principal desligou depois de poucos segundos. O normal é permanecer ligado por um minuto inteiro. Isso faz com que o veículo tenha o impulso necessário para chegar até o espaço. Não foi o que ocorreu.
Depois do problema detectado, a resolução foi fazer a VSS Unity planar até o local de lançamento. Apesar do fracasso da missão, nada de grave ocorreu. Segundo a Virgin Galacti os dois pilotos a bordo, CJ Sturckow e Dave Mackay, conseguiram "voltar sãos e salvos".
Na publicação acima a empresa afirma: "Atualização antecipada em voo: A sequência de ignição do motor do foguete não foi concluída. O veículo e a tripulação estão em ótima forma. Temos vários motores prontos no Spaceport America. Verificaremos o veículo e voltaremos ao voo em breve."
Isso indica que a empresa já está preparada para substituir o motor que resultou na falha e, que fará novos testes em breve. Essa seria a primeira vez que um teste seria realizado nas novas instalações no Novo México, com a VSS Unity. A empresa está se planejando para realizar voos turísticos e comerciais para o espaço a partir dessa base.
Astrônomos conseguem desenvolver o mapa 3D mais detalhado da ...
As imagens foram desenvolvidas com informações da ESA, colhidas pela Missão Gaia
A Virgin Galactic já possui 600 clientes iniciais inscritos para futuras viagens. A proposta é começar a fazer os voos com os inscritos a partir de 2021, com o fundador Richard Branson já presente na primeira viagem. Para cumprir o cronograma a empresa precisa acelerar seus testes.
O esperado é que as decolagens com a cabine cheia de passageiros aconteça depois de mais dois testes, que devem ocorrer nos próximos meses. Já foi enviado o primeiro cliente no segundo voo, em 2019. O primeiro foi em 2018 e também correu conforme o previsto. Se esse voo tivesse dado certo, seria a terceira vez que a empresa realizaria a ação.
Apesar de tudo correr bem, para que os voos comerciais iniciem é necessário que se garanta totalmente a segurança dos envolvidos. Portanto, pode ser que isso atrase um pouco os planos da companhia.
Via: TheVerge