A semana não começou muito bem para a Google: na manhã desta segunda-feira (14), praticamente todos os serviços da empresa apresentaram problemas ou ficaram fora do ar. Segundo relatos de usuários, plataformas como YouTube, Gmail, Google Meet e Google Drive estão apresentando falhas, que vão desde carregamento lento até erros no login.
Graças a popularidade da Google, a falha deve afetar milhares de brasileiros. Muitas pessoas estão trabalhando de casa, o que torna o Gmail peça essencial da rotina. Além disso, professores e alunos utilizam plataformas online para a realização de aulas durante a pandemia, o que aumenta a importância de plataformas como Meet e Google Classroom.
O problema é bem amplo e além de atingir serviços convencionais da empresa, também afetou outras frentes da Google. A ferramenta de métricas Google Analytics, por exemplo, também está fora do ar.
As falhas também parecem ser mais constantes no Chrome, o navegador da Google. Enquanto o popular browser apenas exibe uma mensagem de erro, outros navegadores até abrem a interface de login dos serviços, mas indicam que "a conta não foi encontrada".
Além de afetar brasileiros, a queda brusca dos serviços do Google também foi notada em outros países. Segundo o Gizmodo, usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália também ficaram sem acesso às plataformas da gigante da web.
Até o momento, a Google não revelou qual seria a causa que causou a falha em seus serviços, mas o problema parece ser grave e pode estar respingando em outras plataformas. Na manhã desta segunda-feira, aplicativos como Disqus e Discord também apresentaram falhas de funcionamento.