A tecnologia eletrocrômica pode se tornar bastante popular entre os fabricantes de smartphones em 2021. Uma das possibilidades que ela oferece é a de esconder as câmeras traseiras dos celulares, uma função que já foi utilizada pelo OnePlus Concept One esse ano.
O Concept One foi revelado na CES 2020, realizada em janeiro, e poucos dias antes de sua apresentação, a OnePlus revelou a novidade das “câmeras que somem”.
De maneira bem simplória, o dispositivo possui em sua parte traseira um vidro eletrocrômico, um tipo de proteção coberta por eletrólitos (a liga utilizada é o óxido de tungstênio), que podem variar a coloração. Ao fazer isso, as câmeras ficam ocultas quando estão sendo usadas e visíveis quando estão inativas.
Pocket-lint/Reprodução
A ideia de utilizar esse recurso no Concept One veio do diretor criativo da OnePlus, Xi Zeng, que encontrou o vidro em um carro, o McLaren 720S, em 2018, e pediu à equipe da OnePlus para que tentassem implementá-lo de alguma forma nos celulares da empresa.
Cofundador da OnePlus angaria US$ 7 milhões para novo projeto...
Entre os investidores estão o inventor do iPod e o cofundador do Twitch
Quanto a outros smartphones que utilizem a tecnologia, rumores sobre o Reno 5 Pro + 5G, da OPPO, indicam que o painel traseiro também terá o vidro eletrocrômico.
Outro rumor captado pelos sites The Verge e Android Authority revela que a Vivo (a empresa chinesa, não a brasileira) também pretende empregar a novidade em um smartphone que será lançado oficialmente em 2021. No caso deste aparelho, a função do vidro será mudar a cor da traseira do telefone.
É importante informar que embora o princípio da tecnologia eletrocrômica seja complicado, ele tem impacto mínimo na energia da bateria dos celulares. No OnePlus Concept One, por exemplo, o painel traseiro eletrocrômico foi programado para consumir apenas 2-3mAh de energia da bateria em uma hora.
Em geral, a tecnologia eletrocrômica costuma ser mais utilizada em carros, aviões e edifícios. O objetivo mais comum é diminuir a incidência da luz que vem de fora, algo que pode impactar quando se está dirigindo, por exemplo. No entanto, ao que parece, em 2021 veremos outras formas de utilizá-la.
Fonte: GizmoChina