Vidro eletrocrômico, que "esconde câmeras", será mais comum em celulares em 2021
Créditos: The Axo

Vidro eletrocrômico, que "esconde câmeras", será mais comum em celulares em 2021

A tecnologia utiliza uma liga de óxido de tungstênio, que é capaz de alterar a coloração

A tecnologia eletrocrômica pode se tornar bastante popular entre os fabricantes de smartphones em 2021. Uma das possibilidades que ela oferece é a de esconder as câmeras traseiras dos celulares, uma função que já foi utilizada pelo OnePlus Concept One esse ano.

O Concept One foi revelado na CES 2020, realizada em janeiro, e poucos dias antes de sua apresentação, a OnePlus revelou a novidade das “câmeras que somem”. 

De maneira bem simplória, o dispositivo possui em sua parte traseira um vidro eletrocrômico, um tipo de proteção coberta por eletrólitos (a liga utilizada é o óxido de tungstênio), que podem variar a coloração. Ao fazer isso, as câmeras ficam ocultas quando estão sendo usadas e visíveis quando estão inativas.


Pocket-lint/Reprodução

A ideia de utilizar esse recurso no Concept One veio do diretor criativo da OnePlus, Xi Zeng, que encontrou o vidro em um carro, o McLaren 720S, em 2018, e pediu à equipe da OnePlus para que tentassem implementá-lo de alguma forma nos celulares da empresa.

10/12/2020 às 13:52
Notícia

Cofundador da OnePlus angaria US$ 7 milhões para novo projeto...

Entre os investidores estão o inventor do iPod e o cofundador do Twitch

Quanto a outros smartphones que utilizem a tecnologia, rumores sobre o Reno 5 Pro + 5G, da OPPO, indicam que o painel traseiro também terá o vidro eletrocrômico. 

Continua após a publicidade

Outro rumor captado pelos sites The Verge e Android Authority revela que a Vivo (a empresa chinesa, não a brasileira) também pretende empregar a novidade em um smartphone que será lançado oficialmente em 2021. No caso deste aparelho, a função do vidro será mudar a cor da traseira do telefone.

É importante informar que embora o princípio da tecnologia eletrocrômica seja complicado, ele tem impacto mínimo na energia da bateria dos celulares. No OnePlus Concept One, por exemplo, o painel traseiro eletrocrômico foi programado para consumir apenas 2-3mAh de energia da bateria em uma hora.

Em geral, a tecnologia eletrocrômica costuma ser mais utilizada em carros, aviões e edifícios. O objetivo mais comum é diminuir a incidência da luz que vem de fora, algo que pode impactar quando se está dirigindo, por exemplo. No entanto, ao que parece, em 2021 veremos outras formas de utilizá-la.

Fonte: GizmoChina
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.