Canal Ei Nerd, com mais de 10 milhões de inscritos, é hackeado no YouTube
Créditos: Captura de tela/YouTube

Canal Ei Nerd, com mais de 10 milhões de inscritos, é hackeado no YouTube

O canal está sendo utilizado pelos cibercriminosos em um golpe envolvendo criptomoedas

Mais um canal de grande porte no YouTube foi hackeado recentemente. O Ei Nerd, que possui mais de 10 milhões de inscritos, foi invadido neste domingo (13) e está sendo utilizado por cibercriminosos em um golpe envolvendo criptomoedas.

O Ei Nerd teve seu nome modificado para Ripple Foundation. Apesar de os vídeos recentes ainda estarem disponíveis, algumas das produções foram retiradas do ar e o canal está exibindo uma transmissão ao vivo envolvendo criptomoedas. A live é uma isca para levar os espectadores para um esquema de criptomoedas.

Em uma publicação no Twitter, o criador de conteúdo Peter Jordan, responsável pelo canal, confirmou o hackeamento e pediu auxílio aos usuários da rede social para dar visibilidade ao caso. O time de suporte do YouTube respondeu na rede social e já está ciente do problema.

Mais canais podem ser afetados

Em um vídeo publicado no YouTube, Peter Jordan explicou como o Ei Nerd foi hackeado e revelou que mais canais administrados por ele podem ser afetados. A conta principal do empresário foi tomada pelos hackers, além de senhas sincronizadas no navegador, o que pode gerar consequências para outras produções do grupo Ei Nerd.

O youtuber também explicou o método utilizado pelos hackers para tomar posse da conta. Segundo Peter Jordan, os hackers conseguiram acesso às informações com um golpe envolvendo o jogo Cyberpunk 2077. Os cibercriminosos enviaram um e-mail falso para a equipe do produtor de conteúdo oferecendo um teste antecipado ao game, que trazia um executável para tomar controle do PC.

Segundo relata o criador de conteúdo, o processo de recuperar os canais pode ser complicado e deve demorar. Recentemente, outro grande criador de conteúdo, o youtuber Zangado, também teve seu canal hackeado e só recuperou a conta cerca de uma semana após o ataque.

Continua após a publicidade

Mais informações sobre o assunto devem ser reveladas no Twitter de Peter Jordan.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

POCO M3: ANÁLISE COMPLETA do BARATINHO da XIAOMI que surpreende

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.