Cientistas criam drone biônico capaz de detectar cheiros com uma antena de mariposa
Créditos: Today News

Cientistas criam drone biônico capaz de detectar cheiros com uma antena de mariposa

Nossa tecnologia para sensores de odores ainda não se compara aos sensores naturais

Um grupo de cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, criaram um drone biônico capaz de sentir cheiros com o auxílio de uma antena de mariposa. Eles batizaram coloquialmente seu pequeno veículo de "smellicopter", que pode ser traduzido mais ou menos como "cheirocóptero". O nome destaca bem essa função porque esse é justamente o alvo da pesquisa deles: criar um drone capaz de detectar vazamentos de gás e outros químicos, ou até localizar pessoas embaixo de escombros, através dos odores no ambiente.

Quem acompanha o mundo dos avanços da tecnologia deve ter percebido que temos sensores cada vez mais impressionantes para que máquinas possam "ver" e "tocar" - mas nem tanto para que elas possam "cheirar". De fato, nossos esforços no desenvolvimento de sistemas de detecção nessa área não têm sido tão frutíferos quanto em outras, e o mais avançado dos sensores criados pelos humanos ainda não se compara aos que encontramos na natureza, como uma simples antena de inseto.

O segredo para incorporar uma antena de mariposa no cheirocóptero pode soar um tanto cruel. É necessário remover a antena da mariposa ainda viva, porque assim o apêndice continua "funcionando" por até quatro horas depois da sua remoção. Guardada em condições ideias e refrigerada, a antena pode durar ainda mais tempo ainda exercendo suas funções biológicas de detectar odores.

A antena então é presa ao drone na forma de arco e ligada a dois sensores capazes de interpretar os impulsos elétricos enviados por ela quando odores são detectados.

Fonte: Inovação Tecnologia
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.