Eclipse total do Sol poderá ser assistido no Brasil dia 14 de dezembro
Créditos: Wikimedia Commons

Eclipse total do Sol poderá ser assistido no Brasil dia 14 de dezembro

Lua nova passará pela frente do Sol durante um período de 24 minutos

Os fãs de astronomia brasileiros poderão acompanhar um eclipse total do Sol no próximo dia 14 de dezembro. Nessa data, a Lua nova passará pela frente do astro central do Sistema Solar durante um período de 24 minutos.

29/11/2020 às 15:00
Notícia

Eclipse lunar será visível em várias partes do Brasil amanhã,...

Este será um evento penumbral, ou seja, apenas parte da Lua será encoberta

De acordo com o portal G1, porém, aqui no Brasil apenas será possível observar o fenômeno de maneira parcial. A visualização da totalidade do fenômeno ficará restrita a outros países da América do Sul, como o Chile e a Argentina.

O comecinho do eclipse será às 11h33 (horário de Brasília), e ele acabará totalmente às 15h53. A porção total do fenômeno – quando a Lua obstrui completamente a visão do Sol – deverá durar dois minutos.

Ainda segundo a publicação, o estado que melhor poderá visualizar o fenômeno é o Rio Grande do Sul, onde 60% do Sol ficará coberto pela Lua. No Paraná, essa taxa cairá para 50%, enquanto na região Sudeste o Sol estará 40% encoberto pela Lua.


Fonte: Wikimedia Commons

Como sempre, fica aqui o aviso para que, caso você queira observar o eclipse, não esqueça de tomar os devidos cuidados. Nunca olhe diretamente para o Sol a olho nu, sempre dando preferência a equipamentos de proteção eficiente contra raios solares.

Isso porque parte da luz que é emitida pelo astro é de alta energia, o que pode causar danos permanentes para as células dos seus olhos. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), a maneira mais segura de observar o fenômeno é através de projeção.

Continua após a publicidade

Essa projeção pode ser feita usando uma cartolina e um espelho plano. Basta cortar um orifício de 1 cm de diâmetro na cartolina e encostá-la no espelho. A partir daí, basta fazer a luz do sol refletir no espelho e direcioná-la a uma parede na sombra. A imagem do Sol será projetada ali e você poderá ver o eclipse sem danificar os seus olhos.

Além disso, como ainda estamos no meio da pandemia de Covid-19, é sempre bom lembrar das boas práticas de distanciamento social: use máscara e se mantenha ao menos dois metros distante das outras pessoas para evitar o contágio do SARS-CoV-2.

Via: G1
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

EXYNOS 2100, DuckDuckGo, EUA vs Huawei e Elon Musk DE NOVO no CONECTADO! #12

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.