Tempestade solar prevista é mais fraca do que cientistas calcularam
Créditos: Insurance Journal

Tempestade solar prevista é mais fraca do que cientistas calcularam

As expectativas iniciais indicavam até mesmo auroras nos Estados Unidos

Na noite de quarta-feira (9), uma Ejeção de Massa Coronal (CME) expelida pelo Sol na segunda-feira chegou ao campo magnético da Terra. A Ejeção de Massa Coronal nada mais é do que uma nuvem de plasma liberada pelo astro quando inicia uma tempestade.

Assim que a CME foi detectada, os cientistas fizeram previsões de uma forte tempestade, a ponto de desencadear auroras até mesmo em latitude média, como nos EUA, por exemplo. As auroras são comuns em latitudes acima de 60° no norte e abaixo da latitude 60° no sul.

07/12/2020 às 11:57
Notícia

Nanox apresenta sua máquina de raios-x inspirada em Star Trek

A Nanox Arc é uma opção mais barata e eficiente para tomografias computadorizadas e exames de raios-x

Entretanto, contrariando as expectativas, a tempestade foi fraca e incapaz de causar o efeito esperado. O site SpaceWeather explica o seguinte:
"Por que o CME não causou uma tempestade? Cada CME traz consigo algum campo magnético do sol. Se o campo magnético do CME aponta para o norte, ele sela rachaduras no campo magnético da Terra, bloqueando o vento solar e extinguindo tempestades".

Este CME trouxe um campo magnético norte devastador. Portanto, embora a velocidade do vento solar na esteira do CME tenha ficado por volta de um valor alto de 600 km/s, foi ineficaz em causar tempestades geomagnéticas e auroras.

 

As previsões feitas com os dados da segunda-feira, quando a CME foi expelida, indicavam que a força magnética do evento poderia ter iniciado uma tempestade geomagnética G3 (forte). Entretanto, o que aconteceu foi que o potencial foi diminuído para G1(fraca).

Continua após a publicidade

Veja abaixo o painel elaborado pelo Space Weather Prediction Center:


MPR News/Reprodução

Apesar da tempestade ter diminuído, o Ciclo Solar 25, iniciado em setembro de 2020, ainda trará mais atividade. “A rapidez com que a atividade solar aumenta é um indicador de quão forte será o próximo ciclo solar”, disse Doug Biesecker do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, co-presidente do Painel de Previsão do Ciclo Solar 25.


MPR News/Reprodução

O Painel tem previsões de que o Ciclo Solar 25 pode ser fraco, de forma similar ao 24. Ainda assim, Biesecker avisa: “Embora não estejamos prevendo um Ciclo Solar 25 particularmente ativo, erupções violentas do sol podem ocorrer a qualquer momento”.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: MPR News, Washington Post
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.