Leitura Rápida
- A SpaceX e Elon Musk comemoram os resultados dos testes com o protótipo SN8
- A decolagem e o giro no ar ocorreram como o esperado
- Apesar disso, o pouso teve problemas e o protótipo explodiu
- Ainda assim os avanços feitos com o teste foram positivos para a empresa
A SpaceX conseguiu realizar uma decolagem com sucesso da sua nave protótipo SN8. A primeira decolagem precisou ser adiada, mas a segunda foi um excelente teste, apesar de não ter sido perfeito. Esses são os primeiros testes para a realização de voos comerciais para Marte. O fundador da companhia, Elon Musk, assim como a própria empresa, comemoraram a missão como bem sucedida.
O protótipo SN8, conseguiu realizar um giro no ar. Depois disso conseguiu retornar de forma vertical para o seu pouso de volta à terra. Segundo a SpaceX, essa foi a maior espaçonave a conseguir desempenhar uma manobra de pouso desse tipo. Novamente, a companhia espacial de Elon Musk faz história com seus voos.
Lançamento de grande altitude da SpaceX não foi bem sucedido ...
O objetivo era lançar a nave-protótipo a 12,5 km acima da superfície
Apesar de a decolagem e a manobra ter acontecido da melhor forma possível, o mesmo não ocorreu com o pouso. Enquanto o protótipo se preparava para retornar para chão firme, seus propulsores não conseguiram desacelerar a descida para amortecer o impacto. O resultado foi que a pressão do tanque do coletor do combustível diminuísse, causando um incêndio. A empresa afirma que a a velocidade foi muito alta, o que fez com que o SN8 explodisse em sua chegada.
Os comentários da SpaceX e do CEO não foram desanimados, ao contrário. Segundo a empresa, o "SN8 foi ótimo! Até atingir o apogeu teria sido ótimo, então controlar todo o caminho para colocar a cratera no lugar certo foi épico!". Musk se manifestou pelo Twitter, falando "Conseguimos todos os dados de que precisávamos. Parabéns equipe SpaceX, sim !!". Logo em seguida adicionou mais um comentário a sua publicação "Marte, aqui vamos nós!".
Continua após a publicidade
A empresa conseguiu identificar o que causou o problema e, deve trabalhar para corrigir. É esperado que um novo teste ocorra em breve. Musk já fez declarações informando que a equipe está trabalhando de forma árdua para agilizar as primeiras viagens, com tripulação, para países vizinhos.
Via: Neowin, Engadget