WhatsApp diz que novo recurso de privacidade da Apple é prática injusta
Créditos: Reprodução/App Store

WhatsApp diz que novo recurso de privacidade da Apple é prática injusta

Empresa da maçã pede que apps informem dados coletados, mas isso não se aplica aos pré-instalados no iOS

O WhatsApp se manifestou sobre o novo recurso de privacidade da Apple apelidado de "rótulo nutricional", ferramenta que mostra ao usuário quais dados estão sendo coletados por um aplicativo. De acordo com um porta-voz do aplicativo de mensagens ao site americano Axios, essa extensão é anticompetitiva, pois não se aplica aos chats, como iMessage, e apps já pré-instalados no iOS

WhatsApp no iOS - App Sotre

Nova tabela deverá mostrar quais dados são coletados em cada aplicativo

A companhia também argumentou que os “rótulos” deveriam ser mais consistentes, tanto para aplicativos originais quanto de terceiros para que os usuários possam comparar essas informações. Basicamente, o recurso aplicado no WhatsApp poderia deixar os usuários “assustados” com o recolhimento de dados e dar uma vantagem à Apple, fazendo com que eles migrem ou usem ainda mais o iMessage.

“Eles [rótulos] também devem mostrar as fortes medidas que os apps podem tomar para proteger as informações privadas das pessoas”", disse o WhatsApp. 

A Apple já começou a testar essa função, revelando quais dados o WhatsApp coleta. O app sabe o número de telefone e informações do perfil do usuário, além do endereço de IP. O mensageiro também pode analisar os contatos e informações de pagamento caso você adicione algo. Entretanto, o serviço não tem conhecimento da localização exata do usuário.

01/12/2020 às 09:23
Notícia

Departamento de Justiça americano deve abrir processo antitru...

Autoridades federais e estaduais estão investigando se as gigantes da tecnologia abusaram de seu pode...

Sob essas acusações, a Apple discorda do porta-voz do WhatsApp. Em resposta ao site Engadget, a empresa diz que “os novos requisitos de informações de privacidade (que logo se tornarão obrigatórios) se aplicam a todos os aplicativos da App Store, incluindo o software da própria Apple”. Como o aplicativo de mensagens da Apple não tem uma página própria na App Store, as mesmas informações de privacidade estarão disponíveis no site da companhia.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro se o WhatsApp irá recorrer a medidas legais, mas essa reclamação sobre o novo recurso de privacidade da Apple aumenta ainda mais o discurso sonbre as supostas práticas anticompetitivas da empresa. O próprio Facebook, que é dono do WhatsApp, também já foi acusado algumas vezes de práticas semelhantes, por exemplo.

Fonte: Engadget
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Samsung GALAXY S21, S21 PLUS e S21 ULTRA lançados: confira os PRINCIPAIS DESTAQUES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.