Japão vai mudar legislação de drones considerando modelos independente do peso
Créditos: Reprodução/Mundo Conectado

Japão vai mudar legislação de drones considerando modelos independente do peso

Novas regras visam cobrir modelos mais recentes e otimizados do mercado

O governo do Japão vai fazer uma alteração em suas regras sobre o uso de drones para incluir modelos leves, menores e mais sofisticados nas leis que, até então, consideravam somente o peso. Isso porque os novos drones que estão chegando ao mercado possuem tecnologias melhores que permitem um peso mais leve, escapando das medidas máximas nas normas. A mudança é uma resposta aos modelos menores e mais rápidos considerados potencialmente mais perigosos.

Mudança nas regras pode virar tendência mundial

Drones pesando 200 gramas ou mais já são cobertos pela Lei da Aeronáutica Cívica, mas a reforma incluirá outros mais leves, pesando até 100 gramas, de acordo com as autoridades. Drones com peso inferior a 200 gramas, conhecidos como drones domésticos ou “de brinquedo”, não entram nos regulamentos existentes - exceto quando voam a 150 metros ou mais ou em torno de aeroportos. Ao exceder as medidas, o usuário deve primeiro obter permissão oficial para pilotar um drone em locais específicos.

Agora, o Japão está discutindo regulamentos mais rígidos para incluir VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) menores que podem manter o vôo estável ao ar livre, mesmo com vento. Com isso, espera-se que o número de licenças emitidas também está aumentando.

08/12/2020 às 16:17
Notícia

Drone americano voltado para uso militar agora está à venda p...

Batizado como Vesper, o drone da Vantage Robotics está disponível a partir de US$ 5.600

Essa nova legislação é uma tendência que também pode chegar em outros países. Hoje, drones são frequentemente usados para filmagens aéreas, pulverização de safras, medição geográfica e entregas, mas também para a diversão em família e outros usos recreativos. As funções e habilidades desses tipos de drones são cada vez menos limitadas, e eles se tornaram muito mais sofisticados. Drones FPV também devem sofrer bastante com esse tipo de legislação, sendo um dos grandes diferenciais justamente o fato de pesarem abaixo dos 250 gramas em boa parte dos modelos, consequentemente "caindo" em uma legislação mais branda.

O governo do Japão pretende implementar um novo sistema regulatório para incentivar o uso de drones até 2022. A Lei da Aeronáutica Civil foi revisada pelas autoridades responsáveis em junho desse ano, e as novas informações de registro para proprietários de drones incluirão os nomes e endereços dos donos operadores. O governo também planeja estabelecer um sistema de certificação e licenciamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Asahi
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

FIM do BURN-IN? OLED EVO explicada + Garantia da LG + G1 vs C1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.