Cartões de memória padrão UFS 3.0 irão alcançar até 1200MB/s
Créditos: Reprodução/brilhantego

Cartões de memória padrão UFS 3.0 irão alcançar até 1200MB/s

JEDEC anuncia padrão JESD220-2B UFS 3.0 com o dobro de desempenho

A JEDEC acaba de anunciar a publicação do JESD220-2B Universal Flash Storage (UFS) Card Extension Standard 3.0. A nova versão do cartão de memória removível agora está alinhada com a tecnologia UFS 3.0. O padrão já está disponível para download no site da empresa e promete oferecer o dobro de desempenho, cerca de  1200MB/s.

JEDEC

02/03/2020 às 13:26
Artigo

O que é armazenamento Universal Flash Storage (UFS) e quais s...

Versão 3.1 já foi anunciada e pode chegar nos aparelhos das linhas OnePlus 8 e Galaxy Note 20

UFS é uma interface de alto desempenho, projetada para uso em aplicativos que precisam que o consumo de energia seja menor. Isso inclui além de sistemas desktop, os mobile como smartphones e tablets e sistemas automotivos. A tecnologia permite alta velocidade e o protocolo consegue aprimorar o rendimento e desempenho dos sistemas.

Segundo a JEDEC, o padrão de cartão JESD220-2B UFS 3.0 consegue oferecer uma plataforma padronizada, para armazenamento removível de ponta. Também consegue fazer diversas melhorias importantes, como maior desempenho, suporte de inicialização e interoperabilidade.

Melhorias JESD220-2B UFS 3.0:

  • Desempenho: o JESD220-2B dobra o desempenho máximo da interface para 1,2 GB/s ( 1200MB/s)
  • Suporte de inicialização: o UFS Card 3.0 agora oferece suporte de inicialização, permitindo que os produtos inicializem mais rápido
  • Interoperabilidade: para melhorar a interoperabilidade e reduzir drasticamente as complexidades de desenvolvimento, JESD220-2B simplifica recursos selecionados, incluindo a remoção de recursos não necessários para o cartão removível, como Product State Awareness (PSA), Replay Protected Memory Block (RPMB), Contexto, Prioridade de Unidade lógica e capacidade dinâmica. O UFS Card 3.0 também minimiza o número de unidades lógicas para simplificar o gerenciamento de armazenamento.

A JEDEC ainda informa que os seus usos podem ser feitos em apps de smartphones, que tenham muitos dados. Também pode ser usado para a gravação de vídeos de alta resolução, armazenando dados em diferentes dispositivos. Um exemplo são em drones de última geração, com apps automotivos. Ele também pode ser útil no armazenamento de informações de automóveis, como em infotainment, ADAS, navegação e gravações de caixa preta.

"O novo padrão de cartão UFS da JEDEC oferece a mesma funcionalidade de ponta que o padrão de dispositivo integrado UFS altamente popular, em um formato de cartão conveniente que é adequado para uma variedade de aplicações removíveis. O suporte a funções múltiplas e simultâneas com uso intensivo de dados em um smartphone ou para uso como uma solução de armazenamento facilmente extensível no mercado automotivo são apenas dois exemplos da versatilidade do UFS Card 3.0"
- Mian Quddus, presidente do Conselho de Administração da JEDEC e do Comitê JC-64 para Armazenamento de Memória Integrada e Cartões de Memória Removíveis

Continua após a publicidade

Como mencionado, o padrão já está disponível para o download no site da JEDEC. É esperado que as empresas comecem a implementar o novo modelo em dispositivos nos próximos meses.

Via: Guru3D
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.