Nesta segunda-feira (7), o Reino Unido recebeu a inauguração de uma das 100 estações de carregamento que a Gridserve pretende implantar nos próximos cinco anos, o Braintree Electric Forecourt. O local fica perto de Braintree, em Essex, no Leste da Inglaterra.
O posto possui 36 carregadores para veículos totalmente elétricos que são capazes de fornecer até 350kW de potência. Ou seja, em 20 minutos de carga, seria possível que o carro percorresse 200 milhas (321,8 km), de acordo com a Gridserve. A estação ainda permite que todos os 36 carregadores sejam utilizados simultaneamente.
Veja como estão ficando os túneis da The Boring Company em La...
Elon Musk acredita que túneis com carros elétricos irão revolucionar a mobilidade
O local também está equipado com uma bateria de 6 MWh, que auxilia a manter a estabilidade da rede de energia, além de ser uma reserva em momentos de necessidade. Segundo a empresa, em noites de inverno, a bateria pode armazenar energia suficiente para dirigir 24.000 milhas (38.624,2 km) no dia seguinte.
A estação de carregamento obtém a energia a partir de fontes renováveis, como por exemplo painéis solares instalados na própria estação, além das fazendas solares híbridas da empresa.

Em relação ao preço, a Gridserve anunciou que o preço inicial por kWh será de 24 centavos de Libra Esterlina e, conforme disseram, “é a taxa de carregamento de energia ultra-alta mais baixa do mercado”. A estimativa divulgada é que uma carga rápida (de 20% para 80%) tenha custos abaixo de 10 libras (aproximadamente 68 reais).
A inauguração do posto aconteceu pouco menos de um mês depois do primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, anunciar planos de proibir a venda de novos veículos com motor de combustão até 2030, conforme relata o jornal The Guardian.

A decisão faz parte de uma “Revolução Industrial Verde” do país, com 10 pontos a serem alcançados, que também envolve criar até 250.000 empregos.
Inclusive, a Gridserve está buscando contratar entusiastas de veículos elétricos para ajudar a ensinar as pessoas sobre essa forma de locomoção. Entre as empresas que estão financiando o projeto da estação, além da Gridserve, constam Hitachi Capital (UK) PLC, Innovate UK e OZEV.