Oppo tenta fazer o que outras desistiram, smartphones com câmera removível
Créditos: Reprodução/91mobiles

Oppo tenta fazer o que outras desistiram, smartphones com câmera removível

Uma nova patente indica smartphone com câmeras que podem ser combináveis

Recentemente uma patente da Oppo mostra mais uma solução para alocar a câmera frontal dos seus smartphones. A empresa parece estar trabalhando em um modelo que permite remover a câmera traseira, podendo posicionar manualmente onde o usuário bem entender. Isso possibilita que, além de transformar a câmera principal em selfies, substituir as lentes disponíveis. 

17/11/2020 às 12:16
Notícia

Oppo X 2021 é o primeiro smartphone a vir com uma tela rolável

Fabricante chinesa apresentou seu modelo de celular com uma tela que se expande quando o usuário arra...

Um dos grandes desafios para a indústria nos últimos anos é como aumentar o tamanho da tela, sem aumentar muito o tamanho final do dispositivo. As bordas quase não existem mais nos últimos modelos e, a câmera frontal já possui inúmeras alternativas para ser alocada. Há opções popup, câmera traseira flip, notch em vários formatos, furo na tela nos mais variados lugares, entre outras opções.  A Oppo parece estar trazendo mais uma opção a lista.

Segundo o site 91Mobiles, a patente mostra um design com duas lentes. Há opções para conexão via USB-C, NFC, WiFi e Bluetooth. O usuário pode remover o pequeno conjunto da parte posterior do dispositivo, usando de forma separada. Tudo isso é ligado por uma bateria de íon de lítio conectada entre os dois dispositivos separadamente.

Um dos primeiros rumores a partir desta nova patente seria a possibilidade de combinar diferentes módulos de câmera. O usuário poderia ter opções de lentes variadas, conectando ao aparelho de acordo com a sua vontade. Apesar de ter apenas duas lentes, elas poderiam ser trocadas durante o uso, aumentando as opções disponíveis. Isso ainda está pouco explicado e não tem como saber apenas pela patente registrada. 

É possível que a empresa esteja planejando apenas fazer capturas de diferentes ângulos, sem necessariamente trocar as lentes traseiras. Os smartphones não teriam compatibilidade com outros conjuntos de diferentes lentes, se assim for decidido pela equipe da Oppo. Tudo depende de como vai acontecer o desenvolvimento da empresa. 

Como mencionado, essa é apenas uma patente registrada pela Oppo. Isso indica que é o registro de uma ideia, que está sendo encarada como uma possibilidade pela empresa. Pode ser que a equipe responsável esteja trabalhando para tornar o desenho no próximo smartphone da empresa, como também seja apenas um registro que ainda não esteja sendo executado. 

Continua após a publicidade

Geralmente, as empresas trabalham e lançam opções semelhantes às mostradas nas patentes logo depois de elas serem divulgadas nos órgão de registro. Apesar disso, pode ser que o sistema não seja eficaz e, nunca chegue ao mercado. Também é comum que outras fabricantes comecem a desenvolver opções semelhantes.

Por esse motivo, ainda não há como saber se a Oppo pretende lançar um smartphone com câmera removível em breve. Será necessário aguardar o desenvolvimento e confirmações da própria empresa no futuro. 

Via: Engadget, 91mobiles
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

POCO M3: ANÁLISE COMPLETA do BARATINHO da XIAOMI que surpreende

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.